sábado, 22 de outubro de 2022

Delegada (aposentada) critica delegado-geral que se exibe fazendo o "L". Mas ela mesma chama Lula de "ladrão".

Walter Rezende (indicado pela seta vermelha) faz o "L". Delegada que chama
Lula de "ladrão" e "condenado" diz que o delegado-geral não tem isenção.

Vocês querem aprender como é lido, sentido e praticado o conceito de isenção no âmbito da Polícia Civil do Pará?

Se querem, acompanhem o fogo no parquinho em que se transformou um debate entre policiais, mais precisamente delegados (da ativa e aposentados), acerca de opções eleitorais neste segundo turno da campanha presidencial.

Em postagem que fez em sua coluna, no início da manhã deste sábado, o jornalista Olavo Dutra divulga um áudio em que a delegada aposentada Iraci Terezinha, 74 anos, faz duras, para não dizer duríssimas críticas ao delegado-geral, Walter Rezende, por se exibir publicamente defendendo a candidatura de Lula.

A delegada, que tem uma respeitável trajetória na Polícia Civil do Pará, tendo sido diretora da Academia de Polícia -  e instrutora do próprio Walter Rezende - e presidente da Associação dos Delegados, tem inteira razão quando se mostra irresignada com o fato de agentes públicos externarem publicamente posições que os identificam muito mais com as de cabos eleitorais.

Mas, pelo que diz no áudio, não se pode inferir em que nível estaria o senso crítico da delegada se Rezende, em vez de fazer o "L", se exibisse por aí fazendo o 22 ou então aquele gesto - porco e repulsivo - da arminha, que identifica os seguidores de Bolsonaro.

Por que essa especulação é apropriada?

Porque a delegada Terezinha, ao criticar o delegado-geral, não deixar quaisquer dúvidas sobre as suas (dela) próprias preferências políticas.

Sua virulência seria a mesma se Rezende aparecesse fazendo o 22 ou o gesto da arminha?

Sabe-se lá.

O certo é que diz a delegada, a certa altura do áudio: "O delegado-geral de Polícia é a autoridade máxima da Polícia Civil. E o que motiva a nossa profissão é a isenção. Como a população paraense olha seu delegado-geral fazendo 'Lula livre', fazendo gesto para um ladrão, que foi condenado em todas as instâncias brasileiras? E ele, como delegado-geral e profissional do Direito, tem a obrigação de ser, pelo menos pubicamente, isento. Você, Rezende, me decepcionou. [...] Você foi meu aluno, um ótimo aluno. Eu fiquei feliz com a sua indicação. E agora você vem fazer gestinho de Lula ladrão? Eu estou profundamente decepcionada".

Como se vê, as ponderações de Iraci Terezinha são de irretocável apreço pela ética.

E agora?

Agora, é o delegado-geral que tem de se explicar.

À sua mestra e à sociedade paraense que lhe cobra isenção.

3 comentários:

Anônimo disse...

E qual seria a consequência se algum servidor público no atual governo fosse pego fazendo o 22 ou gesto da arminha?, provavelmente nenhuma, afinal vivemos em um país democrático, onde manda quem pode e obedece quem tem juízo.

AHT disse...

Quando a disputa pelo poder se resume a dois extremos polarizadores e tomados por graves e incorrigíveis defeitos, sempre os aspectos nocivos desses extremos prevalecerão sobre seus “teóricos e nobres ideais norteando a busca pelo bem comum”. Em consequência, a fragilizada nação e, mesmo que ocorra alternância de poder entre esses extremos, o poder oculto e centralizador existente continua cuidando de seus bestiais interesses e mantém tudo como está, impedindo qualquer medida que possa iniciar um movimento que dê um fim nesse oculto, centralizador e satânico poder - que, por excelência, trata-se de um mediador promovendo acordos indecorosos e vantajosos para todos os interesses envolvidos. A nação continua sofrendo intermináveis crises sociais, econômicas - e, no aspecto moral e ético, impotente diante da degradação dos valores imprescindíveis para a sua saúde, integridade e, sua razão de ser: democracia, soberania, progresso, produtividade e preservação ambiental garantindo o bem-estar e a dignidade do seu povo, além da convivência respeitosa e enriquecedora com outras íntegras e saudáveis nações.

Seria uma utopia possível reverter esse terrível quadro expressando o Brasil de hoje?

Queira Deus que seja.

Mirika Bemergui disse...

Qdo foi que Boçalnaro e sua quadrilha respeitaram alguma Lei brasileira??PEDOFILIA é crime, ele segue impune, Fake News é crime ele segue praticando abusadamente, corrupção legalizada etc...DESGOVERNO É ASSIM!!POBRE BRASIL ,nas mãos de BANDIDOS PERIGOSOS e PROFISSIONAIS!! Só o VOTO em #LULA poderá nos salvar!!