quinta-feira, 21 de julho de 2022

Presidente da Funai se retira de evento em Madri sob os gritos de "miliciano", "bandido" e "assassino"

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, retirou-se de um evento em Madri, na manhã desta quinta-feira (21), sob xingamentos proferidos pelo indigenista Ricardo Rao, que o chamava, aos gritos, de "miliciano", "amigo de um governo golpista", "assassino" e "bandido". O próprio Rao postou um vídeo sobre esse momento em seu perfil no Twitter (vejam acima).

O incidente ocorreu durante evento do Fundo de Desenvolvimento dos Povos Indígenas (Filac), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado na capital espanhola. Rao, que estava na plateia, levantou-se ao final de uma apresentação e começou a se dirigir aos presentes na plateia, enquanto apontava para Xavier, que também assistia à apresentação.

"Irmãos indígenas, eu venho denunciar esse assassino, Marcelo Xavier, como inimigo de vocês. O companheiro da Colômbia disse sobre as mortes dos indígenas pelas milícias (em referência à apresentação que acabou de ocorrer). Esse homem (apontando para Xavier) é um miliciano. Esse homem, Marcelo Xavier, não representa a Fundação Nacional do Índio. É um assassino. É um miliciano, é amigo de um governo golpista que está ameaçando a democracia no Brasil", gritava.

Rao continua as críticas, que alcançam inclusive o Ministério das Relações Exteriores. “Este homem não pertence a isso aqui. Não é digno de estar entre vocês. E o Itamaraty é uma vergonha. O Itamaraty está sendo babá de miliciano. Marcelo Xavier é um miliciano. Esse homem é um assassino. Esse homem é responsável pela morte de Bruno Pereira (indigenista assassinado na Amazônia). Esse homem é responsável pela morte de (Dom) Phillips (jornalista também morto no Vale do Javari). Você é um miliciano, bandido. Vai embora mesmo. Vai para fora. Desculpem", continua, enquanto Marcelo Xavier se retira do local. Depois disso, uma pessoa ainda grita "fora, Bolsonaro".

Nenhum comentário: