segunda-feira, 18 de julho de 2022

Enfim, uma ação concreta para punir empresas que metem o pé na porta e invadem a tua casa


Invasão de privacidade não é apenas quando alguém mete o pé na porta e invade a tua casa.
Também é quando colhe a tua imagem, num ambiente privado, e a divulga.
Também é quando ligam para o teu telefone, a qualquer hora do dia, oferecendo produtos sem que tu tenhas dado permissão para isso.
Isso também é invasão da privacidade. E, por sê-lo, merece uma reprimenda legal das mais vigorosas, seja por parte do estado, quando uma coletividade de pessoas é permanentemente afetada, seja por parte do próprio prejudicado.
É das mais salutares, por isso, a decisão anunciada pelo Ministério da Justiça, nesta segunda-feira (18), de suspender por tempo indeterminado as atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing, principalmente ligadas a bancos e instituições financeiras. A multa pode chegar a R$ 13 milhões.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e dos 27 Procons do país, "fará uma grande operação contra uma das maiores perturbações do dia a dia do brasileiro: o telemarketing abusivo".
Que seja assim.
Por aqui, eu já bloqueei no meu celular mais de 120 telefones de telemarketing, inclusive de dezenas de bancos e instituições financeiras.
Só assim estou encontrando sossego nos últimos dois anos.
Mas uma operação como essa, anunciada pelo próprio Ministério da Justiça, poderá contribuir bastante para que essas empresas parecem de meter o pé na porta e invadir a sua privacidade.

Nenhum comentário: