sexta-feira, 15 de julho de 2022

Filiado ao PCdoB do Pará é acusado de estuprar vulnerável. Partido garante que já o afastou e abriu processo contra ele.

No mesmo contexto em que o País inteiro - este país de violências, vale dizer - mostra-se estupefato com a violência intolerável cometida por um monstro travestido de médico, que estuprou mulheres após darem à luz em partos cesareanos, o PCdoB do Pará enfrenta um momento desconfortável, para não dizer constrangedor.

O partido, que em âmbito nacional já se manifestou publicamente em repulsa às monstruosidades cometidas pelo médico Giovanni Bezerra, tem um filiado seu, que ocupava funções na própria legenda e também um cargo na Imprensa Oficial do Estado, acusado do crime de estupro de vulnerável.

A acusação recai sobre o membro do partido Roony de Oliveira, que teria praticado o crime contra uma militante menor de idade da União da Juventude Socialista (UJS). Segundo matéria publicada no blog Live News, uma carta encaminhada pela secretária de Mulheres do PCdoB Belém, Alessandra Sardinha, revela, de acordo com boletins de ocorrência formalizados na Polícia Civil, a configuração de crimes sexuais pelo militante comunista.

"Vimos registrar nossa solidariedade às jovens vítimas desse abusador e manifestamos nosso profundo repúdio às covarde agressões em que conforme o relato das vítimas nota-se um padrão de comportamento onde após alcoolizá-las, deixando-as vulneráveis aos seus ataques comete diversas violências seja com as mãos, forçando-as a realizar 'sexo' oral, anal, vaginal, além de impossibilitar as mesmas de sair do local ou pedir ajuda", dizem as signatárias na carta.

Elas acrescentam que "a cultura do estupro nos mata e violenta todos os dias. Portanto, não existe emancipação das mulheres em ambientes comuns a abusadores de nossos corpos, vontades e direitos. Os fatos citados ocorreram no formato e prática das bestas que tentam naturalizar a violência na vida social e política, destruindo a honra das pessoas, além de incentivar e acobertar à misoginia."

Afastamento - Em contato na manhã desta sexta (15) com o Espaço Aberto, o presidente do PCdoB do Pará, Jorge Panzera, afirmou que, tão logo as denúncias chegaram ao conhecimento do partido, Roony de Oliveira foi afastado imediatamente de todas as funções, tanto no PCdoB quanto na Imprensa Oficial. Pré-candidato a deputado estadual, Panzera garantiu ainda que o acusado não era coordenador de sua campanha.

O PCdoB também emitiu uma nota informando que instaurou processo disciplinar que pode resultar na expulsão do filiado de seus quadros, ao mesmo tempo em que se solidarizou com as vítimas e ofereceu-lhes ajuda jurídica e psicológica.

A seguir, a íntegra da nota da partido.

--------------------------------------------------- 

Em referência à denúncia recebida pela direção do partido no dia 11 de julho de 2022, praticado pelo Sr. Roony José Bentes de Oliveira, filiado deste partido, de cometimento de crime contra a dignidade sexual, liberdade sexual, estupro, estupro simples e importunação sexual, imediatamente foi remetido à Comissão Executiva Estadual do Partido, tendo sido encaminhado o afastamento imediato e preventivo de todas as funções que exercia em nossa organização, sendo referendada por unanimidade dos membros desta comissão política estadual.  

A Comissão Política Estadual do PCdoB no Pará, reunida neste dia, convoca a Comissão de Controle, para abrir imediato processo disciplinar contra Roony José Bentes de Oliveira, conforme estatuto partidário. 

Reiteramos nossa total solidariedade e apoio às vítimas, com disponibilização jurídica e psicológica, assim como suas identificações preservadas. Reafirmamos o nosso repúdio e condenação ao fato. 

O PCdoB não tolera e condena todo tipo de violência contra as mulheres.


Belém 13 de julho de 2022

Comissão Política Estadual do PCdoB Pará

Nenhum comentário: