quarta-feira, 13 de maio de 2020

Deputados atacam secretário de Saúde, Alberto Beltrame, e o acusam de desrespeitar o Poder Legislativo


O secretário de Estado de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, foi o prato predileto de fortes críticas de parlamentares que se pronunciaram na sessão virtual desta quarta-feira (13), da Assembleia Legislativa do Pará.
Beltrame, que exerceu o cargo de ministro do Desenvolvimento Social no governo Temer, foi acusado de desrespeitar parlamentares, ao deixar de responder a ofícios, requerimentos e outros expedientes que mandam à Sespa, com o objetivo de tratar dos interesses das populações que representam na Alepa.
“O secretário Beltrame não atende parlamentar. Quero reafirmar que o secretário Beltrame foi ministro. Mas, aqui no Pará, ele é secretário e tem obrigação de prestar informações que nós pedimos. Aqui vai o meu repúdio ao tratamento do secretário para com o colegiado”, disse o deputado Júnior Hage (PDT).
A deputada Paula Gomes (PSD), que tem sua base eleitoral na região nordeste do Pará, também reclamou. “Posso mostrar aqui no WhatsApp quantas mensagens eu já mandei e não obtenho respostas do secretário Beltrame”, confirmou a parlamentar, que busca providências em relação a questões de saúde que envolvem municípios como Salinas, São João de Pirabas, Capanema e Tracuateua, entre outros.
O deputado Eliel Faustino, líder do DEM, associou-se às críticas do deputado Júnior Hage e criticou a forma como Beltrame se relaciona com o Legislativo. “Parece que ele e apenas ele conhece. Parece que o Legislativo não conhece. E por soberba, acaba ocorrendo o que está ocorrendo no estado”, afirmou Faustino, referindo-se à compra de 152 respiradores defeituosos da China. “Até agora, o secretário ainda não demonstrou transpareência sobre a questão de medicamentos [para combater o coronavírus]”, acrescentou o parlamentar.

“O governador sempre está respondendo aos deputados. E aí o secretário não está respondendo aos parlamentares? Isso não é possível. Nós vamos conversar com o governador”, disse o deputado Chicão, do MDB, após ouvir as críticas de colegas ao secretário.
Beltrame é destinatário de ofício (veja imagem abaixo) protocolado nesta quarta-feira (13), na Sespa, por sete parlamentares – Thiago Araújo, Eliel Faustino, Heloisa Guimarães, Fábio Figueiras, Delegado Caveira, Orlando Lobato e Toni Cunha -, que requerem informações sobre questões envolvendo a aquisição, pelo governo Helder Barbalho, de 152 respiradores que chegaram da China com defeito. Um acordo garante o ressarcimento, ao estado, de R$ 25 milhões que já haviam sido pagos. Uma petição pública disponível para adesões na internet defender a instalação de uma CPI para investigar o caso.



Nenhum comentário: