terça-feira, 19 de maio de 2020

Mandetta desmente Mandetta. Por que, se gosta de números, o ex-ministro fez projeções sobre o Pará sem antes conhecer os números sobre o que ocorre aqui?


O Espaço Aberto já escreveu algumas vezes que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta cravou certo algumas de suas previsões. E por isso deveria ser ouvido atentamente em seus novos vaticínios.
Por exemplo.
Acertou quando previu que o sistema público e privado estaria à beira da exaustão agora em maio, o que realmente está acontecendo em várias cidades.
Também acertou ao prever para meados deste mês o pico da pandemia.
Até que Mandetta, em entrevista a Leda Nagle, previu que epicentro da pandemia se deslocaria do Amazonas para o estado do Pará.
“Tomara que, desta vez, ele erre. Mas os fatos, os cenários e as circunstâncias indicam, infelizmente, que não vai errar em relação ao Pará”, escreveu o repórter aqui no blog.
Parece que Mandetta errou mesmo.
Ou vai errar, sei lá.
O ex-ministro passou algumas horas em Belém nesta segunda-feira (18). Veio a convite da Comunitas, “organização social especialista em parcerias público-privadas, que atua junto a governos estaduais e municipais, modelando o investimento social privado em apoio às políticas públicas”, segundo se lê em seu site.
E Mandetta surpreendeu, dizendo que errou em suas predições a Leda Nagle, porque, segundo ele, o pico da doença no Pará já passou, tendo-se registrado, ao que tudo indica, de 20 de abril até a primeira semana de maio.
“Parece que vocês passaram por um pico há três semanas atrás (sic), estabilizaram e estão com uma tendência de queda. Isso a gente vai vendo no dia a dia, né? No número de pressão de leitos. Eu gosto sempre de olhar no número de pessoas que estão no hospital, no número de pessoas que estão internadas. Acho que esses são números são mais absolutos”, disse oex-ministro em entrevista à TV Liberal.
De epicentro da pandemia para tendência de queda?
Eis uma avaliação curiosa.
Se o ex-ministro gosta sempre de conhecer números para fazer previsões, como disse, por que as fez em relação ao Pará sem antes conhecê-los com maior exatidão?
Aí já podemos perguntar: o ex-ministro diz isso com base em quê? Em meras intuições? Ou já conhece números que sustentam sua convicção?

Um comentário:

AHT disse...

“BRASIL JÁ E O TERCEIRO PAÍS DO MUNDO EM NÚMERO DE INFECTADOS PELO COVID-19”[
____________________________________________


− É campeão, é campeão! – vibrava o locutor, vibrava a nação.

Brasil pentacampeão mundial de futebol, tricampeão mundial de vôlei, bicampeão mundial de basquete, 8 títulos na fórmula 1, atletas campeões e recordistas mundiais em outros esportes.

Porém, em Saúde, Educação, Segurança, Transportes, Saneamento Básico, além de outros graves problemas ambientais e de infraestrutura, o quadro não é para alegria, vibração e orgulho: está entre os medianos e a rabeira do Campeonato Mundial Pela Vida e Bem Estar Econômico e Social.

Com o Covid-19 esses descalabros estão mais evidenciados, assustadoramente refletindo o criminoso desmazelo com a Nação, após uma sequência de governos intensamente contaminados por corruptos, incompetentes, negligentes, muitos insensíveis e impiedosos. Muitos desses, quando interpelados pelos graves problemas, por mais que tentem dissimular sentimentos de bronca pela pergunta, dá para ler seus pensamentos, "O meu está garantido. O povo que se exploda!" - e, então, respondem e cortam o diálogo com um curto e grosso, "E DAÍ?"

"E DAÍ?"
Esse é um dos traiçoeiros e potentes coices recebidos pelos cidadãos, sempre os culpados: poderiam ter evitado no momento de digitar e confirmar o voto. Quando decidirem aprender como evitar, talvez será tarde demais..


AHT
19/05/2020