segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fé nas ruas de Mosqueiro

No AMAZÔNIA:

Mais de 30 mil romeiros participaram do Círio de Nossa Senhora do Ó, na manhã de ontem, no distrito de Mosqueiro. Inúmeras manifestações de fé foram demonstradas durante as quatro horas de caminhada, que iniciou na Igreja Sagrado Coração, na praia do Chapéu Virado, terminando na Igreja Matriz, na Vila. Esta é a primeira vez, em 140 anos de fundação, que a festividade é celebrada com a imagem da Mãe de Jesus se apresentando em Nossa Senhora do Ó grávida do Filho de Deus.
Segundo o pároco José Maria Ribeiro, existe uma explicação especial para o fato de Nossa Senhora do Ó se apresentar desta forma. 'Toda mulher grávida tem seu ventre dilatado, tomando a forma da letra 'O', que também é considerado o simbolo do infinito, pois não possui início e nem fim. Esta é uma das razões pelas quais podemos dizer que Nossa Senhora do Ó, foi, é e será a Mãe do Infinito, e de dentro dela estava a Palavra', explica. De acordo com o padre, a imagem da Santa foi composta pelo artesão paraense, Afonso Falcão.
O Círio iniciou às 7h com a celebração de missa pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani João Tempesta que, durante a eucaristia, evidenciou a importância da festa cristã, este ano intitulada 'Como discípulos e missionários, aprendemos com Maria a promover e a defender a vida'. Para Dom Orani, este é um bom momento para se manifestar a fé e a esperança de viver novos tempos. 'É uma manifestação do povo, que roga por um mundo diferente, com menos violência e problemas sociais, mas coberto de paz. Por isso percebemos que as pessoas querem estar perto de Maria e levam Cristo consigo', afirma.
Para o agente distrital do Mosqueiro, Ivan Santos, todo o trabalho de ornamentação, preparação de infra-estrutura com segurança e trânsito, feito em parceria com a paróquia, é mínimo diante da grandeza da fé que move o povo mosqueirense. 'A cidade ficou bem mais movimentada desde sexta-feira, e por isso, tratamos de aumentar o efetivo de fiscais de trânsito e de equipes de limpeza. Estamos fazendo de tudo para que a festa saia linda, exatamente como Nossa Senhora do Ó merece', comenta.
Programação - As comemorações do Círio de Nossa Senhora do Ó seguem até o dia 21 de dezembro. No próximo dia 18, haverá a 'Caminhada da Padroeira' que sai às 5h da Igreja Matriz. No mesmo dia, às 17h, ocorre a homenagem dos motoqueiros, com largada na Capela de São Sebastião, no bairro da Fazendinha. No dia 20 dezembro, às 8h, será a vez das crianças manifestarem seu amor à Nossa Senhora do Ó, com o Círio Infantil. Ainda no dia 20, os jovens também farão suas demonstrações de fé, durante a 'IV Caminhada da Juventude', que se concentrará na Capela Savina Petrilli.

Nenhum comentário: