quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Meteorologia prevê sol nos balneários

No AMAZÔNIA:

Quem quer curtir a praia poderá comemorar a chegada do ano novo sem se preocupar com a chuva. A virada do ano deve ser marcada pelo bom tempo e fará sol em Belém e nos diversos balneários paraenses. Pelo menos é o que garante o Instituto de Meteorologia do Pará (Dime/Inmet). No último dia de 2008, o céu estará ensolarado a parcialmente nublado na parte da tarde nos municípios de Salinas, Bragança, Marudá e Algodoal. A previsão de temperatura nessas regiões deve ser de de 32ºC, com mínima de 25ºC.
Em Belém e região metropolitana, a previsão é de sol entre nuvens e chuvas à tarde e no início da noite, porém, com intensidade moderada a fina, mas nada que possa comprometer a comemoração de final de ano. A temperatura pode variar entre 33ºC e 23ºC. Já nos municípios de Santarém, Itaituba, Óbidos, Monte Alegre e demais municípios do oeste paraense, a previsão é de um ano novo com chuvas intensas. 'No oeste, paraense e Ilha do Marajó a previsão é de chuvas fracas, mas com várias horas de duração', disse o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia José Raimundo Abreu.
'No ano passado, após análise verificamos uma instabilidade nas chuvas em todo o Estado. Em 2007, registramos um índice pluviométrico de 460 milímetros e neste mês a média é de 164 milímetros, ou seja, houve uma redução, pois em 2007 tiveram vários fenômenos como o ‘El niño’ e o ‘La niña’ que influenciaram na mudança do clima em várias regiões - o que não aconteceu este ano. Este ano o inverno não será rigoroso. No período de 1º até o dia 22 deste mês, não houve registro de fortes chuvas, diferente do ano passado', disse Raimundo. Ainda de acordo com o coordenador, a partir deste final de semana deve começar o período de chuvas no final da tarde e início da noite, principalmente na região oeste do Pará. Mas o sol continua a aparecer durante o período da manhã.

Nenhum comentário: