sábado, 13 de março de 2021

Região Metropolitana de Belém sob lockdown a partir das 21h de segunda-feira. Inicialmente por sete dias.

Helder e prefeitos na coletiva: bandeiramento preto tenta frear a exaustão do sistema hospitalar

Cinco municípios que integram a Região Metropolitana de Belém - a própria Capital, além de Ananindeua, Benevides, Santa Bárbara e Marituba - entrarão em regime de lockdown a partir das 21h da próxima segunda-feira (15). A medida, inicialmente, vai vigorar por sete dias. Em resposta ao Espaço Aberto, o governador Helder Barbalho informou que será avaliada no momento oportuno a necessidade - ou não - de estender a medida por mais sete dias, depois de esgotado o primeiro período.

Há dez dias, aqui já se defendia o lockdown, uma medida, admita-se,
dolorosa. Mas muito menos dolorosa do que as mortes de milhares
de pessoas que não encontram vagas em hospitais.

O anúncio foi feito há pouco, por Helder, em entrevista coletiva que contou com a presença dos prefeitos da RMB. A mudança de badeiramento do vermelho para o preto foi justificado pelo governador como decorrente da pressão acelerada sobre o sistema de atendimento hospitalar, tanto no que se refere à disponibilidade de leitos clínicos para pacientes de Covid como os leitos em UTIs.
Entre as medidas decorrentes do lockdown, está a suspensão do Campeonato Paraense. 

No dia 3 de março, um dia após a decretação de medidas restritivas, o Espaço Aberto, na postagem intitulada Lockdown, lockdown, lockdown. É preciso que precisamos. Para que a vida triunfe. E a economia também., já defendia essa medida como necessária para fazer frente ao aumento avassalador de casos de Covid, sobretudo na Região Metropolitana de Belém.

"Diante do quadro dramático que hoje se verifica no Pará e no Brasil e diante das experiências de outros países que já decretaram o lockdown (como o Reino Unido, onde a queda de novos contágios e de mortes vem caindo vertiginosamente), não existe, sinceramente, outra alternativa senão recorrer à medida extrema: fechar tudo para reverter, de imediato, as curvas crescentes da pandemia", escreveu o blog.

Na última segunda-feira (8), o Ministério Público do Pará, através da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e Direitos Humanos e do Grupo de Trabalho Estratégico (GTE/PGJ), considerou "preocupantes" os argumentos usados pelo Município de Belém, que até então vinha se recusando recusando-se a decretar o lockdown, juntamente com os demais municípios da Região Metropolitana.

Contradições - Nos últimos dias, o governo do estado também vinha sendo alvo de críticas, por incorrer numa contradição: ao mesmo tempo em que defendia a continuidade de medidas restritivas, determinadas por decreto, para conter o aumento do contágio, insistia em manter a realização de concursos públicos que exigem, como se sabe, o comparecimento presencial de milhares de pessoas.

Na sexta-feira (12), liminar (veja aqui a íntegra) concedida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital determinou a suspensão imediata da realização de todas as fases e etapas de concursos públicos e processos seletivos simplificados em andamento em que se faça necessária a presença física de candidatos em locais de provas e/ou entrega de documentos.

O Tribunal de Justiça ainda chegou a barrar parcialmente a medida. Acatando recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Estado, autorizou apenas o concurso da Polícia Militar, mas, neste sábado (13), o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, restabeleceu o alcance da liminar da 5ª Vara e, em consequência, suspendeu temporariamente a realização de todos os concursos programados.

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Depois de fechar 1.500 leitos hospitalares este é o presente deste Governador das barbalhidades Helder Barbalho e Prefeito Edmilson Rodrigues. O Governador estava tão preocupado com a saúde do povo que recorreu da sentença que proibia o concurso da Policia Militar.