segunda-feira, 15 de março de 2021

Os números do horror. Isso é Belém!

Belém e demais municípios da Região Metropolitana estão oficialmente em lockdown há quase 1 hora.

Ninguém sabe qual será o nível de adesão a essa medida, porque a relutância da população em obedecer às restrições decretadas é imensa, é enorme e de consequências gravíssimas, como se sabe.

Ninguém sabe, ademais, o alcance da fiscalização e sua eficácia para fazer cumprir as medidas previstas no lockdown.

Mas uma coisa é certa.

Quando olhamos os números que estão nessa imagem disponibilizada às 19h desta segunda-feira (15), pela Prefeitura de Belém, podemos constatar a situação em que se encontra o quadro epidemiológico na Capital.

Estamos, verdadeiramente, em meio a um horror.

Um horror que ninguém sabe até onde vai parar, se esse lockdown for ineficaz para frear o aumento avassalador dessa doença.

5 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Quando vão responsabilizar estes que desativaram os leitos hospitalares no Pará? Em 29.07.20 tínhamos 1572 leitos e 722 UTIs. Em 02.03.2021 tínhamos somente 601 leitos e 409 UTIs. Porque fizeram isto? De quem é a culpa? Dinheiro nunca faltou para manter esta máquina funcionando. Esta fonte de informação é da própria Secretaria de Saúde do Estado.

Nailson Guimarães disse...

É Belém, não é Manaus!!! Quando vi, ao final do ano, centenas de jovens sem máscaras aglomerados em Mosqueiro, previ que iria acontecer isso. Hoje a maioria são pessoas entre 20 e 39 anos...

Poster disse...

Pedro, lê isso aqui: https://www.google.com/amp/s/brasil.elpais.com/brasil/2021-02-05/ministerio-da-saude-reduz-pela-metade-os-leitos-de-uti-para-covid-19-custeados-pela-pasta-em-fevereiro.html%3foutputType=amp
Vê como o maluco, incompetente, negacionista, desumano e genocida do teu presidente desativou mais de 13 mil leitos de Covid.
Lê primeiro, depois a gente conversa.

Poster disse...

Pedro, pra facilitar tua leitura, vê abaixo um trecho da matéria Vê como esse teu presidente é um genocida.

Apesar do agravamento da pandemia de coronavírus no Brasil, este mês de fevereiro deverá contar com apenas metade dos leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes com a covid-19 financiados pelo Ministério da Saúde de janeiro ―na emergência sanitária, a pasta federal paga parte dos custos ao lado de Estados e municípios com os leitos intensivos utilizados. Segundo dados apresentados pela pasta na semana passada, havia 7.717 leitos vigentes no mês passado e 3.187 em fevereiro. Um total de 13.045 leitos estão sem habilitação federal, aponta o levantamento feito pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde (Conass), com dados até 20 de janeiro, e não há perspectiva de solução rápida, pois dependeria de recursos do Orçamento que ainda precisa ser votado no Congresso Nacional.

Poster disse...

Nailson, realmente, uma tragédia. Mas, rapaz, há negacionista dizendo que essa tragédia é coisa de maricas. Já pensaste?