terça-feira, 24 de março de 2015

Parada no lugar errado na avenida Augusto Montenegro



Do leitor Thiago Alvarenga, sobre a postagem O espaço do trânsito no Espaço Aberto:

Muito oportuno o espaço! Entre os inúmeros desafios do trânsito em Belém, destaco o cruzamento das avenidas Augusto Montenegro e Independência/Centenário (na imagem acima, do Google Maps). Ali impera o caos a qualquer hora do dia.
Para começar, existe uma parada de ônibus bem em frente ao supermercado Líder. Aquela parada está no lugar errado, pois provoca retenção no fluxo da Augusto Montenegro, no sentido Entroncamento-Icoaraci. Quando o sinal fecha nesse fluxo, os ônibus continuam parados no cruzamento e quem segue pela Independência com destino ao centro de Belém não consegue passar.
O correto seria eliminar essa parada e recolocá-la após a lanchonete do McDonald's. O povo precisa aprender a andar um pouco!
Logo à frente, outro erro absurdo da Semob! Um semáforo em frente ao Colégio Sophos (na imagem abaixo), a apenas 300 metros do cruzamento já citado. Esse semáforo foi criado para a travessia de pedestres, OK, mas deveria ser mais adiante, em frente à Escola Estadual Raymundo Martins Vianna.
O que me assusta é que a Semob possui tantos "especialistas", tantos engenheiros de tráfego, e não conseguem resolver coisas simples como essas.
E ainda tem o BRT que não começa nunca, mas isso é assunto para outro post.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse cruzamento é uma lástima.
Poderiam ter feito uma passagem de nível ou um elevado. Tem bastante espaço pra isso, mas parece que nunca tiveram tutano pra pensar, especialmente quem governou na época em que se pensou fazer tal cruzamento.
Políticos e administradores ruins geram circunstâncias ruins. Essa foi uma delas.
Sugiro que os administradores públicos deem um pulo em Manaus e tomem uma aula de como se faz uma passagem de nível ou um elevado.

Anônimo disse...

Puxa, muito obrigado pelo destaque dado ao meu comentário! Gostaria apenas de fazer uma observação. Há dois colégios Sophos nessa região, distantes cerca de 600 metros um do outro. O que aparece na foto do Google não é o que mencionei. O Sophos em frente ao qual foi instalado o semáforo fica após o Líder, no sentido Entroncamento-Icoaraci. Pesquisei no Google Earth e constatei que o prédio onde hoje funciona essa 2ª unidade ainda abrigava o Supermercados Miranda (ou Pré-moldados Belém, não dá para saber ao certo) quando foi feita a captação de imagens, há cerca de 2 anos.

Muito obrigado novamente! Continuarei colaborando.

Thiago Alvarenga

Anônimo disse...

Belém é uma cidade esculhambada.
Dá-se alvará de funcionamento para umar escola, sequer verificando se tem mesmo estacionamento ao menos para professores.
É a cidade de deus-nos-acuda em matéria de código de posturas!

Anônimo disse...

No futuro shop Grão Pará, está instalada uma parada na saída para a av. Centenário. Será um ponto de futuro caos. Aguarde.