quarta-feira, 4 de março de 2015

O caos no trânsito e a Unama

De leitor do Espaço Aberto sobre a postagem O caos. E só por causa do tempo errado num semáforo.:

Caríssimo poster, eu peço vênia para discordar de você.
O problema do congestionamento nestas cercanias é originado na Unama Alcindo cacela, a qual, em razão de manter apenas um de seus portões do estacionamento aberto, gera um enorme congestionamento naquele perímetro, o qual atinge a Bernal do Couto, a Pedro Miranda, a Alcindo Cacela e a Oliveira Belo.
Se a Unama mantivesse aberto o outro portão para entrada e saída dos veículos, daria mais fluidez ao trânsito naquela local. com certeza.
Acho que a própria Semob deveria notificar a Unama para que tais medidas fossem tomadas, pois virou um inferno passar por aquele perímetro nesse horário.

De outro leitor, discordando da opinião acima:

Discordo.
O problema está no semáforo instalado ao lado da Unama e o desafio provar o contrário, mesmo o portão sendo daquele lado.
Inclusive, se o problema for fila dupla que os agentes estejam lá para disciplinar e, se for o caso, aplicar a lei. O que não pode é haver omissão. Uma estultice generalizada, em que não se viu um agente de trânsito!
Por outro modo, a 14 de Março é engarrafada mesmo antes das voltas as aulas da Unama.
Basta um pouco de bom senso pra ver que a 14 engarrafa todos os dias no horário de volta ao trabalho, porque o sinal da Bernal do Couto fica muito tempo fechado apenas para a 14 de Março. Aumentar em 40 segundos o sinal aberto para a 14 na Ferreira Pena resolveria em grande parte.
Seria mais humilde a autarquia reconhecer o equívoco e providenciar logo a melhora naquele local. Mas parece que dói fazer isso!
E ainda tem o sinal da Oliveira Belo com a Generalíssimo, que faz engarrafar a Oliveira Belo sem qualquer necessidade, piorando o trânsito na 14 de Março, via na qual causa reflexos. E olha que esse quarteirão da Oliveira Belo tem 250 metros!
Mas não duvido que tudo fique como está.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tudo como antes, postes.
14 engarrafanado como sempre. Sinal da Bernal do Couto fechado muito tempo para a 14 de março no horário de retorno pra casa e o semáforo da Oliveira Belo com Generalíssimo fica fechado muito tempo para Oliveira Belo pela manhã, horário de maior fluxo de quem vem da Pedreira e Merco.
Uma esculhambação geral.

Anônimo disse...

Alguém já ouviu falar nos semáforos inteligentes? Que calculam o fluxo e assim seu tempo. Experimentem passar por perto do colégio dom Bosco as 18horas. É o caos instalado. A Fabel agora tem todos os seus cursos lá. E não tem estacionamento para os alunos. Resultado: carros estacionados na calçada, em 45 graus, por todo lugar. E sabe o que a prefeitura faz com esse estabelecimento gerador de fluxo que não dispõe de estacionamento? Nada! Belém terra de ninguém a 400 anos.

Anônimo disse...

Uso diariamente a rua Oliveira Belo no trecho indicado pelo anônimo, cujo trânsito é uma loucura ao menos até as nove da manhã.
O cruzamento com a Generalíssimo é a causa, pois o semáforo dali fica fechado muito tempo sim, tendo razão o anônimo. Cronometrei 2 minutos e dez segundos.
Pior que o engarrafamento se estende até a marques, pois moro nessa rua.

Anônimo disse...

O sinal da Oliveira Belo com a Generalíssimo continua fechado por muito tempo pelo pela Oliveira Belo no horário da manhã. Resultado: engarrafamento que atinge até a marques.

De outro modo, verifico que o tempo do sinal vermelho pela 14 com a Bernal do Couto foi diminuido para 58 segundos, melhorando consideravelmente o trânsito pela 14 de março.