quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conselho foi "firme e corajoso", diz conselheira da OAB

A advogada Ana Kelly Amorim, conselheira seccional suplente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, rebate conceitos que o presidente da entidade, Jarbas Vasconcelos, faz do Conselho Seccional, ao qual classificou de "novo e imaturo", conforme trecho de conversa que manteve com o ex-presidente Sérgio Couto.
O Espaço Aberto divulgou ontem partes da conversa que ambos tiveram no dia 18 de agosto passado e que foi gravada por Sérgio Couto, com a concordância do presidente Jarbas Vasconcelos.
"Tais adjetivos vêm para desqualificar o conselho e os conselheiros, quando na verdade a posição tomada por estes, ou parte destes, demonstra exatamente o contrário, o quanto o Conselho foi firme e corajoso em se posicionar de forma contundente em defesa dos interesses da classe e da instituição, mesmo representando a contraposição a parte da Diretoria", diz Ana Kelly, em nota enviada ao Espaço Aberto.
Ela também contesta com veemência outra avaliação do presidente da Ordem, a de que seu (dele) "exército" o abandonou no meio dos embates travados pela entidade nos últimos meses.
Por fim, Ana Kelly, ao contrário do que diz Jarbas, garante que alguns conselheiros, ela inclusive, tentaram demovê-lo, em vão, de seguir em frente com os procedimentos da venda do imóvel de Altamira.
A seguir, a íntegra dos esclarecimentos da conselheira suplente da OAB-PA.

-----------------------------------------

Ouvindo a gravação da conversa havida entre o Dr. Jarbas Vasconcelos e Dr. Sérgio Couto, postado em seu blog, mais uma vez me surpreendi negativamente com a capacidade das pessoas de darem o contorno mais conveniente para si aos fatos e, por esta razão, não pude me conter e tenho que apresentar minhas razões de contraponto ao que foi dito:
1- Primeiramente não reconheço o Dr. Sérgio Couto como representante do grupo de Conselheiros que se insurgiram contra os fatos que envolvem a venda do terreno em Altamira, grupo este no qual me incluo, e com todo o respeito que merecem todos os meus colegas advogados, inclusive o Dr. Sérgio, gostaria de esclarecer esse senão para que não se configure tal representatividade como fato, o que não o é!
2- Quanto à classificação dada pelo Presidente, Dr. Jarbas Vasconcelos, ao Conselho Seccional como "novo e imaturo" discordo veementemente, pois o que parece é que tais adjetivos vêm para desqualificar o Conselho e os Conselheiros, quando na verdade a posição tomada por estes, ou parte destes, demonstra exatamente o contrário, o quanto o Conselho foi firme e corajoso em se posicionar de forma contundente em defesa dos interesses da classe e da instituição, mesmo representando a contraposição a parte da Diretoria;
3- Me soa como deboche a alegoria usada pelo Presidente de que "ele lutava no front enquanto seu exército estava atrás sentado embaixo da mangueira", isso não pode ser sério, não é ético e acima de tudo não é justo, pois o Conselho sempre esteve ao lado do Presidente, vide operação TQQ; Campanha Eleitoral - Ficha Limpa; Caso Alepa, etc;
4- Por último, o argumento do Dr. Jarbas de que se 2 ou 3 Conselheiros tivessem ido ao Rio de Janeiro, mesmo o incomodando na doença do irmão, para tentar persuadi-lo a não concretizar a venda do terreno isso o teria feito frear os procedimentos é algo surreal, isso para dizer o mínimo, pois eu mesma pessoalmente liguei para o Dr. Jarbas no final da manhã do dia 30.06.2001 (um dia após a sessão do Conselho onde foi lido o relatório que sugeria a aprovação da venda ao Conselheiro Robério D'Oliveira), e falei com ele, que já estava no Rio de Janeiro, rogando-lhe para que sustasse ou que pelo menos sobrestasse o procedimento da venda até o seu retorno a Belém, posto que assim poderia maturar melhor com os demais membros da Diretoria sobre a conveniência, sob o ponto de vista moral, da venda do terreno ao Conselheiro Robério, contudo Sua Excelência não me deu ouvidos e sequer considerou a possibilidade proposta por mim. Sendo assim, agora vir afirmar que a presença de 2 ou 3 Conselheiros no Rio de Janeiro o faria mudar a posição tão firmemente adotada soa jocoso e até desrespeitoso!!!
São essas as considerações que a conjuntura me impõe fazer.

Ana Kelly Amorim
Advogada e Conselheira Seccional Suplente

14 comentários:

Anônimo disse...

VAMOS TRABALHAR EM PROL DA ADVOCACIA...
A quem interessa manter essa política de insinuações? Chega! Vamos trabalhar. Isso sim.A advocacia paraense escolheu Jarbas e os que o apóiam para trabalhar pela classe, não para ficar alimentando insinuações. Todo esse embrólio está obstruindo o que já foi feito ao longo da presente gestão em prol da advocacia e o que ainda pode ser feito. De modo que cabe sim a indagação: a quem interessa obstruir a presente gestão? Só visitar o site www.oabpa.org.br para constatar o que já foi feito e o que pode ser feitos pela advocacia paraense.

Anônimo disse...

Pois é:operação TQQ; Campanha Eleitoral - Ficha Limpa; Caso Alepa, etc, em prol da advocacia e da sociedade.

Anônimo disse...

Parabéns Ana Kelly!
Eu tb. ouvi a gravação e fiquei passado. Tudo o que vc. diz é verdade, e não teria motivos para mentir. Quem tem motivos pra mentir é Jarbas e sua turminha. Continue corajosa e firme!

Anônimo disse...

O plantonista da manhã voltou a trabalhar é? Achei que a turma já tinha desistido de convencer a advocacia do que é indefensável!

Anônimo disse...

Concordo que toda essa confusão está prejudicando os trabalhos da OAB/PA em favor da sociedade civil paraense!

Eu espero apenas que as pessoas responsáveis por colocar a OAB/PA nessa confusão sejam devidamente responsabilizadas por seus atos.

As palavras faladas se não forem gravadas se perdem, mas as escritas não!

Os e-mails estão ai para comprovar as atitudes imaturas e impensadas de quem deveria ter HUMILDADE, SABEDORIA e BOM SENSO!

Como coloquei em email encaminhado para toda a diretoria e conselheiros seccionais e federais:

LAMENTÁVEL!!!

Enfim, a Instituição continua com sua moral abalada enquanto não houver conclusão das responsabilidades pessoais, perante o Conselho Federal, Tribunal de Ética, etc.

Quanto a nós, eleitos pelos advogados paraenses, vamos passar e cada um ficará na história com suas atitudes tomadas.

Raphael Sampaio Vale - ADVOGADO -atualmente Conselheiro Estadual SUPLENTE (2010-2012)
(Ex-presidente da subseção da OAB/PA de Paragominas de 2004-2009)

Anônimo disse...

Dá-lhe Ana Kelly!
Dá-lhe Rafael!
Ainda bem que pessoas íntegras, como vocês dois, se uniram em prol da honestidade de propósitos. Pena que poucos conselheiros tenham a mesma coragem. Alguns apoiaram o mal feito e outros até hoje estão em cima do muro.

Anônimo disse...

a conselheira ana kelly, como muitos, confiava em Jarbas; só agora conheceu a verdade e já sabe quem ele é; perdeu a confiança e certamente vai lutar até o fim pela limpeza da casa.

Anônimo disse...

Alguém pode explicar por que Jarbas pede para conversar com Sérgio Couto, mas não pede pra conversar com Avelina, OPhir e Ângela????? Pelo visto, Jarbas confia em Sérgio e não confia nos outros... É isso?

Anônimo disse...

É Raphael, sua responsabilidade concorrente precisa ser colocada dentro da HUMILDADE, SABEDORIA E BOM SENSO. O que você falou mesmo?

Angela Sales disse...

Caríssima Ana Kelly, receba, você e os demais conselheiros seccionais - desrespeitados pelos comentários dos interlocutores no lamentável diálogo reproduzido em outro post do Espaço Aberto -, minha irrestrita solidariedade e meu testemunho de que, nesses episódios envolvendo parte da diretoria da OAB-PA, você, como outros colegas conselheiros, tem pautado sua atuação com equilíbrio, sensatez e muito destemor. Um abraço fraterno da
Angela Sales

Anônimo disse...

Parabéns a ângela, que finalmente apareceu!
Era o que estava faltando para os conselheiros começarem a se manifestar.
Agora gostaria de ver os demais conselheiros federais e os seccionais se manifestarem tb.
Já tá na hora de tirar parte dessa Diretoria de lá. Para que esperar decisão de Conselho Federal.

Anônimo disse...

Assumo minha parcela de culpa! Gostaria que você aponte qual é a minha responsabilidade concorrente? O direito a voz que tenho como Conselheiro Seccional Suplente? Em minhas intervenções induzi algum membro do Conselho ou da diretoria a erro? Faltei com a verdade? As atas das seções estão ai! Lembro que para venda de patrimônio da OAB APENAS Cosnelheiros Titulares podem votar! E mais, abandone o anonimato e assine o que você escreve!
Enfim, aguardo suas colocações com HUMILDADE, SABEDORIA e BOM SENSO! E caso você tenha razão não tenho nenhum problema em assumir minhas responsabilidades! Espero que vocÊ também!
Obrigado pelo debate! Boa noite e fique em paz!

Anônimo disse...

Até que enfim Angela apareceu...
Continue assim, Angela, esse grupo precisa de um líder forte e destemido. Reassuma o seu papel.

Anônimo disse...

Concordo com o conselheiro Raphael Vale, ex-presidente da Subseção de Paragominas, que muitos e relevantes serviços prestou e presta à advocacia, não só do Pará, como também à do Brasil, pela função que desempenha junto ao Conselho Federal. Não queiram desviar o foco e distribuir responsabilidades e culpas a todo o conselho seccional, que foi claramente induzido a erros, pelos malfeitos de uns 3 ou 4 que de tudo sabiam e a tudo escondiam.