quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Só uma reforma política evitará outros Tiriricas

Do jornalista Francisco Sidou, sobre a postagem Tiririca, a personificação do deboche:

Sem qualquer pretensão de entrar na seara dos doutos cientistas políticos, vejo na eleição do Tiririca um claro recado de insatisfação dos eleitores com o modelo político adotado no Brasil, concentrador por excelência de poder nas mãos de oligarcas que dominam as máquinas partidárias e até escolhem os candidatos que devem ser votados pela plebe ignara.
Porque eles escolhem um candidato como o Tiririca também como forma de garantir a sobrevivência de alguns deles que estão ameaçados de perder poder. Tanto que Titirica levou mais três deputados federais a reboque.
Essa anomalia só seria corrigida com uma reforma política de verdade, caro poster. Mas isso, evidentemente, eles, os oligarcas, também não querem. Resta uma esperança de "seleção natural" com a aposentadoria forçada de alguns coronéis políticos nas eleições de 2010
A extraordinária votação de Marina, que as "antenas" dos institutos de pesquisas não captaram , foi uma grande contribuição para a democracia no Brasil. Captando essa mensagem, Lula já baixou a bola e Dilma já deixou de dar entrevista coletiva no "cercadinho" armado para manter os jornalistas à distância.
Marina acabou com o plebiscito imposto pelo Lula e nos deu motivos para admitir que sonhar ainda é possível...

2 comentários:

Anônimo disse...

Evitar por que?

Anônimo disse...

Foi pena a Marina não seguiu o exemplo da Heloísa Helena, saindo do PT assim que soube do mensalão.