terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pesquisa para ver, e não para acreditar

Entidade empresarial tirou do forno, há poucos dias, nova rodada de pesquisa sobre a disputa para governador do Pará.
O poster conversou, ontem à noite, com fonte segura que chegou, inclusive, a ver toda a pesquisa, na íntegra.
Como a aferição é apenas para consumo interno da entidade e não foi, portanto, registrada na Justiça Eleitoral, o blog, muito embora tenha tomado conhecimento dos números, prefere por prudência não os divulgar.
Apesar disso, convém destacar que Simão Jatene, o candidato tucano, está muito bem posicionado, seguido de Ana Júlia (PT) e do peemedebista Domingos Juvenil.
A fonte ouvida pelo blog, no entanto, ficou absolutamente cética em relação aos resultados do levantamento quando se deteve em analisar com maior atenção alguns números.
A pesquisa mostra, por exemplo, que num município havia 80 opções de votos para Jatene e nenhum para outros candidatos.
O mais estranho: em Altamira, a consulta6 apontou vitória de Ana Júlia inclusive sobre o peemedebista Domingos Juvenil, que tem na área um de seus maiores – senão o maior – reduto eleitoral.
Por essas e outras, a fonte do blog que viu a pesquisa faz de conta que nem a viu, tão implausíveis – para dizer o mínimo – são os números.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um problema grave de amostra: foram feitos poucos questionários e não se respeitou o critério de distribuição sócio-econômica, provocando distorções...