quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Religiões celebram Cristo

No AMAZÔNIA:

O Natal é uma festividade mundial que é encarada de várias formas pelas mais variadas crenças. Embora a data nos remeta ao nascimento de Cristo, nem sempre a comemoração e o significado são semelhantes entre as regiões. Para as comunidades católicas, por exemplo, é tradicional que a comemoração seja antecedida de uma missa. Já para os evangélicos a comemoração é na igreja, com programações que envolvem encenações e conselhos bíblicos.
Para o padre Ronaldo Menezes, chanceler da Arquidiocese de Belém, a comemoração natalina deve ser familiar, pois o Natal é um momento de congregação. 'Trata-se do nascimento de Cristo, um momento de muita reflexão para todos os humanos. Somos feitos a imagem e semelhança de Jesus e por isso somos ensinados a seguir os seus passos. O Natal renova os votos de compromisso com Deus', diz. Padre Ronaldo lembra que os católicos costumam se manter em família para celebrar. As orações também fazem parte, segundo o padre, da noite de Natal.
As comemorações do nascimento de Cristo também fazem parte das tradições dos grupos espíritas. Segundo afirma o diretor do Centro Espírita Campos da Paz, Mair Bentes, a data tem um significado muito especial. 'O Natal significa muito mais do que a vinda de Jesus ao planeta Terra. Ele nos deu não apenas noção, mas provas concretas de imortalidade, de fraternidade. Jesus, em sua passagem pela Terra, demonstrou a imortalidade de alma', diz. A crucificação seguida de sua volta é uma grande prova de imortalidade de Cristo, revela: 'Depois que ele foi crucificado, Ele mostrou a chaga para Tomé - ou seja, Ele voltou. Assim como se comemora o nascimento de Jesus, também comemoramos a noção de imortalidade que Ele nos concedeu'.
Para Luíza Oliveira, a Mãe Lulu, líder da casa mais antiga de Candomblé do Pará, o Terreiro Mina Dois Irmãos, o Natal é igual para todos. 'O Cristo, para nós, é o Menino Deus quando criança. Depois que cresce, o Menino Deus se transforma em Oxalá. Ele nasceu e trouxe alegria para o mundo todo, por isso marcamos esta data', diz. Para a Mão Lulu, cada pessoa acredita e venera de forma individual. 'Jesus é um Oxalá, pai da criação, da prosperidade', revela. A comemoração dos membros do Candomblé acontece com muita dança e música. 'Primeiro um grupo de crianças da comunidade fazem cantos e dança. Depois cada um corre pra sua casa para esperar o Papai Noel. Enquanto isso os veteranos fazem no barracão canto e dança', conta.
Para Freidinando Xavier, diácono da Assembléia de Deus, o importante é mostrar o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo - que nada tem a ver com o consumo. 'Não temos troca de presentes, e sim lembramos do verdadeiro amor que nos foi concedido com o nascimento de Jesus e seus propósitos, baseado no livro de João', afirma. Durante a comemoração natalina é feito um jogral, em que é encenado desde o nascimento de Jesus até a sua morte. 'Geralmente a comemoração é à noite, na véspera do Natal, antes de cada família se reunir na própria casa. Também temos as mensagens, feitas por um pregador, que entrega recados, conselhos também com narrações em fatos verídicos', lembra.

Nenhum comentário: