terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mercado publicitário do Pará movimentou R$ 246 mi

No AMAZÔNIA:

Pela primeira vez o mercado publicitário paraense foi submetido a uma pesquisa para que, de hoje em diante, tenha instrumento científico e possa analisar aspectos importantes tanto econômicos como de gestão das empresas. A primeira pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) - Capítulo Pará sobre a área foi realizada via internet, de forma anônima, espontânea e sigilosa para preservar todas as empresas de propaganda sindicalizadas que participaram do trabalho.
A pesquisa foi divulgada ontem à noite em uma reunião entre publicitários, donos de agências, representantes da área de marketing dos veículos de comunicação e fornecedores. A pesquisa comparou números do mercado entre 2007 e 2008. Apontou que o mercado publicitário do Pará movimentou R$ 246 milhões e 200 mil no ano passado, incluindo produtos de mídia autorizados e não autorizados pelas agências, produção em meio gráfico, eletrônico e outros meios, além da veiculação em diversas mídias.
A televisão aparece como o veículo de maior utilização do mercado publicitário, com movimento total de mais de R$ 57 milhões, sendo R$ 10 milhões não autorizados por agências. Mas o jornal aparece como veículo muito forte, com movimento total de mais de R$ 54 milhões, muito próximo do que movimentou a televisão. Tanto receita bruta como operacional, a pesquisa indicou que os investimentos do mercado publicitário privado são bem maiores que o do setor público, com participação de 30% e 35%, respectivamente, desse setor, contra 60% e 65% do setor privado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também, cumpanheru, "a gente tamus" na terra do Governo da Propaganda.
Enganosa, mas propaganda.
E tome propaganda!!!