quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Inquérito que vai determinar a causa termina em 90 dias

No AMAZÔNIA:

O Comando do 4º Distrito Naval divulgou através de nota que 'será instaurado inquérito, a fim de apurar as causas do naufrágio' com o barco motor Almirante Barroso. O prazo de conclusão é de 90 dias.
Segundo a nota, 'o acidente da navegação envolvendo o Barco a Motor Almirante Barroso ocorreu em torno das 22 horas do dia 21 de dezembro de 2009, próximo ao Farolete 'Ponta Peregrino', nas imediações da cidade de Monte Alegre'.
No mesmo texto informa ainda que 'a embarcação, ao passar sobre um banco de areia, encalhou e tombou parcialmente, permanecendo parte submersa e parte não submersa'.
O Comando do 4º Distrito Naval divulgou também, embora destacasse que ainda não são informações confirmadas, 'de que havia entre 60 e 80 pessoas na embarcação, cuja lotação permitida é de 100 passageiros'.
A nota foi divulgada às 18 horas e informava apenas cinco óbitos, e que equipes da Delegacia Fluvial e do Corpo de Bombeiros de Santarém estavam no local prestando apoio às vítimas. Um helicóptero UH-12 Esquilo, pertencente ao Comando do 9º Distrito Naval, de Manaus, ainda estava sendo deslocado para o local do acidente, assim como o Navio Patrulha Bracuí, do Comando do 4º Distrito Naval, que só deve chegar hoje à área do naufrágio.
Alerta - Com a chegada das festas de final de ano, a movimentação nos rios da região Oeste do Estado aumenta. E a fiscalização nem sempre dá conta de conferir se a lotação e a capacidade de carga estão sendo rigorosamente cumpridas.
Segundo as equipes de resgate no local, há um histórico na região de pequenos naufrágios no rio Amazonas, considerado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Paulo Gerson, como um dos mais perigosos para a navegação. 'Ao longo do rio Amazonas há muitos trechos em que troncos de árvores ficam submersos e podem causar acidentes de navegação', revelou.

Nenhum comentário: