segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Água voltou às torneiras na manhã de domingo

No AMAZÔNIA:

A água que faltou durante a tarde, noite e madrugada do sábado em Belém, voltou às torneiras logo no início da manhã de ontem nos bairros da área central. A interrupção no abastecimento foi anunciada na sexta-feira pela direção da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), necessária para a realização de obras na avenida Almirante Barroso, no trecho entre as avenidas Doutor Freitas e Júlio César. Na manhã de ontem, o trânsito de carros de passeio - que, conforme havia sido anunciado anteriormente, deveria ser desviado pela avenida João Paulo II, no sentido de quem vai de São Brás para o Entroncamento - acabou sendo permitido nas duas faixas da avenida Almirante Barroso que ficaram desobstruídas. As outras duas faixas foram fechadas por conta da obra.
A obra integra o projeto em andamento de substituição da tubulação da adutora que vai do trecho do Utinga até a estação de Tratamento de Água de São Brás, que é responsável pela distribuição de água para toda a região do centro da capital paraense. A previsão da Cosanpa é concluir a obra até, no máximo, final de janeiro.
No sábado à tarde, parte do fluxo de veículos da Almirante Barroso foi interditado, mas não houve muito congestionamento na área. Já no domingo pela manhã, o tráfego havia sido liberado.
No total, a previsão da Cosanpa era de que a suspensão do abastecimento atingiria 12 bairros a partir de São Brás em direção ao centro, mas, em muitos locais, como Jurunas e Cidade Velha, a água não foi interrompida totalmente. Em algumas ruas, a água ficou com fluxo baixo, subindo apenas até as torneiras mais baixas. Em outros locais, a água retornou ainda de noite, após as 23 horas.
Em outros bairros, como a população havia sido avisada previamente, as famílias abasteceram vasilhas, baldes e bacias com água para passar o sábado. Foi o caso de Maria de Lourdes Figueira, que mora na Rua de Breves, na Cidade Velha. Ela e os filhos encheram a caixa d’água logo pela manhã cedo, e estocaram água também em baldes e panelas. 'É ruim fazer os serviços domésticos com água regrada, mas é melhor que não ter nenhuma água', afirma a dona de casa.

Nenhum comentário: