segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Outeiro promove o 56º Círio

No AMAZÔNIA:

Mais de mil fiéis da ilha de Caratateua participaram, ontem de manhã, do 56º Círio de Nossa Senhora da Conceição das Ilhas. Com a imagem da padroeira de Outeiro em uma berlinda enfeitada com flores brancas e amarelas, carregada em uma barca, os romeiros percorreram cerca de sete quilômetros por quase quatro horas. A procissão saiu da comunidade São José, no bairro de Água Boa, às 7h45, e chegou à igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no bairro São João, no final da manhã. Por todo o trajeto da procissão, pelas ruas enfeitadas de Outeiro, a imagem da Santa foi homenageada com fogos e em pequenos altares montados nas portas das casas. Em frente à Escola Bosque, a maior homenagem foi com chuva de papel picado e com músicas religiosas executadas pelo saxofonista Marcos Puff.
Para o padre Jonas Teixeira, pároco de Outeiro, o tema do Círio deste ano, 'Com Amor e Exemplo de Maria, a Juventude Promove a Justiça e a Paz', serve para dar ênfase a tudo o que está acontecendo com os jovens. 'O foco é a juventude, com orações e reflexões junto às famílias queremos promover o amor, a justiça e a paz para a juventude, dar um exemplo de igreja responsável pela juventude para despertar os jovens para uma nova visão e realidade de mundo', disse.
O céu nublado da manhã de domingo protegeu os romeiros do sol e o tema para chamar atenção da sociedade para a juventude atraiu muitos jovens para a procissão. Foram levados para a romaria mastros de São José e do Sagrado Coração de Jesus. A estudante Eluana Silva Carneiro, de 16 anos, foi à romaria com a mãe, Joana Carneiro, e outros familiares. 'A fé nos ajuda a realizar muitas coisas', disse ela. Eluana acredita que a juventude precisa se aproximar mais da Igreja. Para o estudante Luiz Augusto Ribeiro da Silva, 17, aumenta a cada ano a fé do povo de Outeiro, por isso o tema deste ano é muito importante. 'É uma forma de chamar a juventude para a religião, para a Igreja, para as coisas boas', afirmou.

Nenhum comentário: