segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Em Augusto Corrêa, 51ª romaria dura quase 2 horas

No AMAZÔNIA:

Mais uma vez o povo católico de Augusto Corrêa manifestou sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré, numa caminhada que durou pouco mais de duas horas, sob um sol forte que não foi capaz desanimar os milhares de fiéis que dela participaram. Foi a 51ª edição da romaria, cuja história foi resgatada recentemente pelo escritor Alcides Lucio Ribeiro Junior, em livro lançado ano passado. Mas tudo começou depois que moradores da então vila do Umarajó, que pertencia a Bragança, decidiram homenagear a Virgem com uma procissão, como já se fazia nas vizinhas vilas de Arai e Aturiaí. Com a autorização ao então bispo dom Eliseu Corolli, da diocese de Bragança, a primeira romaria realizada teve missa celebrada pelo então padre Luciano Brambilla.
Este ano os jovens foram maioria na caminhada em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Fruto, segundo explicou o pároco da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, padre José de Arimateia, de um trabalho de evangelização centrado nas casas, junto às famílias 'onde se constrói a paz'. Este ano o tema do círio, 'Ó Virgem de Nazaré, abençoa tua Igreja missionária', confirma esse trabalho de evangelização.
Para evitar que ocorram conflitos entre aqueles que vão mais para participar da parte profana da romaria, padre Arimateia proibiu a realização de festas na cidade, antes e depois da romaria
No trajeto da romaria houve muitas homenagens, principalmente com fogos de artifícios. No meio dos que participavam da procissão iam muitos anjos e marinheiros, levados em carros, barcos que iam nos ombros por romeiros e até de bicicleta. Defronte ao prédio da Secretaria Municipal de Trabalho, Economia e Promoção Social, a homenagem mais marcante: jovens tocaram musicas sacras ao som de violinos, enquanto outros, vestidos de anjos, recepcionaram a passagem da berlinda com a imagem da Santa. Na chegada da procissão, na Matriz, que fica defronte ao rio Umarajó, foi celebrada uma missa campal.
A festa religiosa em Augusto Corrêa encerra no próximo final de semana com o Cirio das Crianças. Mas durante toda esta semana haverá atividades à noite no Centro de Nazaré.

Nenhum comentário: