No AMAZÔNIA:
Mais de dez mil pessoas são aguardadas em Augusto Corrêa, nordeste do Pará, para participar a 51ª edição da romaria em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, amanhã, num dos últimos eventos religiosos deste ano em homenagem à padroeira dos Paraenses. Na terça-feira, 8, haverá procissões em Caraparu, em Santa Isabel do Pará, e em Santarém Novo, na região do Salgado, para reverenciar Nossa Senhora da Conceição, encerrando as programações peregrinas das dioceses de Castanhal e Bragança, na região nordeste paraense.
Este ano, o tema do Círio de Augusto Corrêa, 'Ó Virgem de Nazaré, abençoa tua igreja missionária', está direcionado à evangelização, 'ao trabalho junto às famílias, onde se constrói a paz, a Igreja dentro de casa', explicou padre José de Arimateia, pároco da Matriz. A devoção começou dia 7 de setembro de 1958, quando moradores influentes da então vila do Umarajó, que pertencia a Bragança, decidiram prestar uma singela homenagem à Nossa Senhora, como eles viam acontecer na vizinhas vilas de Arai e Aturiaí.
Eles foram então solicitar autorização ao bispo dom Eliseu Corolli, da diocese de Bragança, para fazer a caminhada de fé. O religioso não só deu sua autorização, como também determinou que o padre barnabita Luciano Brambilla fosse celebrar a missa na chegada da procissão. As bênçãos foram tão fortes que a vila do Umarajó acabou se tornando município, emancipado em 1962, e incluindo no seu território as vilas do Arai e Aturiaí.
A programação da festa religiosa, que tem o apoio da Prefeitura de Augusto Corrêa, incluiu, ontem, peregrinações das imagens da Virgem pelos nove bairros da cidade, que chegaram à Igreja da Matriz. Também ocorre, hoje, o Círio Rodoviário, que leva a imagem até a ilha das Pedras, de onde, também hoje, sai a romaria fluvial rumo à cidade. Os católicos da localiadde recebem a imagem peregrina e em seguida acontece a trasladação da imagem para o Centro de Nazaré, de onde começa a romaria de domingo em direção à Matriz - um percurso calculado em pouco mais de duas horas.
A berlinda usada na procissão, montada sobre uma estrutura de ferro, é antiga e foi cedida pela diocese de Bragança. A programação se encerra na manhã do próximo dia 13.
Outeiro - Amanhã, a partir das 7 horas, os moradores do distrito de Outeiro participam da 56ª edição do Círio de Nossa Senhora Conceição das Ilhas, com o tema 'Com Amor e Exemplo de Maria, a Juventude Promove a Justiça e a Paz'. A festa é considerada a maior do gênero na ilha, atraindo devotos de Icoaraci e Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário