sábado, 14 de novembro de 2009

Secretaria deve cuidar apenas da administração de presídios

O Superintendente da Susipe, Justiniano Alves, revelou em audiência pública na Assembleia que o governo deve encaminhar ao Legislativo projeto que cria a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, com a atribuição específica de cuidar das cadeias públicas e dos presídios do Estado.
A proposta foi apresentada pelo deputado Ítalo Mácola, que requereu a audiência pública à qual Justiniano esteve presente, juntamente com várias outras autoridades, inclusive o secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo. O parlamentar lembrou que “antigamente o preso era aquele elemento que ficava embriagado e perturbava o sossego público ou o que roubava galinha para matar a própria fome, mas hoje isto é um problema gravíssimo”.
Lembrou “que a Lei de Execuções Penais, que data de 1984, prevê que cada Comarca terá que ter uma cadeia pública. O sistema penitenciário está atrofiado, ressaltou, e desde 2007 venho dizendo isso aqui neste parlamento. O sistema precisa de uma secretaria, de todo um aparato, com cadeias públicas de acordo com a necessidade de cada município”.

3 comentários:

Anônimo disse...

A única coisa que vai mudar é o status..... pura despesa....
Cadeia decente com a necessidade de cada município independe de uma Secretaria!
Estou pasmo! Pra mim é um desrespeito aos recursos públicos.

Anônimo disse...

Como justificar o peso da criação de mais uma Secretaria, se os órgãos hoje estão numa situação de indigência total?

Alan Wantuir disse...

O Alírio Sabbá teve 12 anos para implementar isso, porque não o fez? Ninguém sabe!!