quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Skaf contrata Duda Mendonça como consultor da Fiesp

Na FOLHA DE S.PAULO:

Sob comando de Paulo Skaf, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) contratou o publicitário Duda Mendonça com a tarefa de padronizar a comunicação das cinco entidades que compõem o sistema. Segundo a assessoria da federação, Duda é, há dois meses, consultor da Fiesp.
Apontado no meio político como postulante à cadeira de governador de São Paulo, Skaf é ainda garoto-propaganda de uma campanha de R$ 8 milhões para a promoção do Sesi/Senai. A cargo da agência Ogilvy & Mather Brasil, essa campanha foi custeada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) e pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A missão de Duda é unificar a linguagem do sistema Fiesp, que inclui, além de Sesi e Senai, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Instituto Roberto Simonsen.
Feita pela Fiesp, a contratação não exigiu licitação. O valor não foi informado.
Coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, o publicitário foi alvo do escândalo do mensalão.
Desde o dia 1º, Skaf protagoniza campanha na TV, onde diz que o Sesi é "o maior sistema de educação básica do Brasil". Sua imagem também está em ônibus e metrô. A campanha será veiculada até o dia 15.
O prazo para filiação a partidos políticos vence em setembro, a um ano da eleição. O comando do PV discute a hipótese de filiação de Skaf.
Embora Sesi e Senai sejam alimentados por contribuição compulsória, a assessoria da Fiesp alega que as duas entidades têm receita própria. Segundo a assessoria, o custo dessa campanha representa 2% da arrecadação do Senai.
Ano passado, uma campanha também protagonizada por Skaf consumiu R$ 5,2 milhões dos cofres de Sesi e Senai.
A intenção, segundo a Fiesp, é informar que Sesi e Senai são mantidos com recursos das indústrias e ressaltar o papel das entidades."Quem melhor que Skaf para apresentar uma campanha cujo objetivo é fazer quem assiste entender que o Sesi e o Senai são da Fiesp?", diz Ricardo Viveiros, assessor de imprensa da federação.
Ele nega que a investida na imagem da instituição seja fruto de pretensão política de Skaf, ainda sem filiação partidária.
O conselho político do PV analisa a hipótese de filiação do presidente da Fiesp. Segundo a presidente estadual do partido, Regina Gonçalves, ainda não há uma decisão a respeito.
O presidente do PMDB, Orestes Quércia, negou que tenha convidado Skaf a concorrer ao governo pela sigla. Quércia afirma ter reiterado a Skaf sua aliança com o governador José Serra (PSDB). "O correto é o partido escolher o candidato. Não o contrário", disse.

Nenhum comentário: