segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Maguari e Satélite louvam a Senhora do Bom Remédio

No AMAZÔNIA:

Uma tradição que resiste há mais de 30 anos e que leva, a cada edição, um maior número de fiéis às ruas. Assim pode ser definido o Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, festividade anual da paróquia que foi homenageada com o mesmo nome da santa, e que congrega centenas de católicos dos conjuntos Maguari e Satélite. Mais de mil pessoas participaram ontem da caminhada que durou aproximadamente três horas e percorreu diversas ruas dos conjuntos. À medida que a procissão avançava, um grande número de fiéis integrava-se ao translado e muitas homenagens eram prestadas pelas comunidades católicas dos dois bairros.
A procissão foi iniciada por volta das 7 horas, partindo da Comunidade do Menino Deus, no conjunto Maguari, adentrando as principais ruas do residencial. A caminhada seguiu em direção à paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, onde chegou por volta das 10 horas, debaixo de um enorme foguetório. O círio contou com a participação de católicos de vários bairros de Belém, e inclusive de outros municípios, como é o caso de Eduardo Barbosa, que saiu de Castanhal exclusivamente para acompanhar a romaria. Eduardo é aposentado e possui diversos problemas de saúde. 'Estou há anos com uma doença na perna direita - o que dificulta bastante o meu deslocamento. Fiz uma promessa à Nossa Senhora e já estou começando a sentir a cura', afirma.
Também em busca da cura estava o auxiliar de escritório Jardel Freire, que percorreu todo o trajeto descalço e com a filha, Rita, de dois anos, no colo. A cura para uma doença que atormentava a filha, e consequentemente toda a família, motivou Freire a não pensar no sacrifício na hora de pagar a promessa. 'Temos aqui na paróquia do Menino Deus a Pastoral da Saúde - uma espécie de ambulatório que trata as doenças à base de remédio natural. Os tratamentos contam com uma infinidade de ervas medicinais e a cura ocorre em duas esferas: tanto física, quanto espiritual', diz.
A cura encontrada na fé é um dos pontos importantes destacados durante a procissão pelo padre Bruno Farias, da igreja de Nossa Senhora do Bom Remédio. Segundo o padre, está começando um novo tempo de graça, no qual a Mãe de Deus apresenta Jesus como um bom remédio para curar todo o sofrimento da humanidade. 'Somente em Cristo é possível encontrar a cura, e este é um bom momento para se aproximar dele', destaca.

Nenhum comentário: