segunda-feira, 14 de setembro de 2009

IPT testa torre projetada por Niemeyer em túnel de vento

O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) fez ensaios de esforços de vento para o desenvolvimento da estrutura de uma torre de transmissão de TV digital projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Distrito Federal (na imagem ao lado). Os testes foram feitos durante uma semana pelo CMF (Centro de Metrologia de Fluidos), que abriga o túnel de vento do instituto.
Um dos que trabalharam em conjunto com o IPT é o professor doutor da Poli-USP e diretor do LSE (Laboratório de Sistemas Estruturais) Pedro Afonso de Oliveira Almeida, paraense de Oriximiná, ex-estudante do Colégio Dom Amando, de Santarém, e irmão, entre outros, do advogado João Bosco Almeida.
Localizada na cidade de Sobradinho, a 20 km de Brasília, a torre de 180 metros de altura com diâmetro médio de 12,5 metros será responsável pela transmissão do sinal digital de 12 canais abertos. A construção, executada pela Secretaria de Obras do Estado, será feita em concreto com platôs intermediários. O investimento está estimado em R$ 64 milhões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por que razão uma obra de custo público para uma torre de transmissão de uso majoritariamente privado? Todas as antenas de transmissão de canais abertos no Brasil inteiro vão ser construídas pelo poder público e eu não tô sabendo?
Era o que faltava... Custo elevadíssimo sem retorno público.

De nada isso é uma crítica ao excelente trabalho do IPT e do Niemeyer (apesar que eu particularmente acho esse projeto em questão bem feinho).

Luiz Otávio Braga disse...

Niemeyer tem reserva de domínio em Brasília?? Por que não foi feita uma concorrência? A torre é horrorosa e cara pois usa muito concreto sem necessidade. Sem falar nos dois capacetes... Forma sem função. Desperdício de dinheiro público. Muito dinheiro!