quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Corda chega a Belém

No AMAZÔNIA:

A corda dos promesseiros do Círio 2009 chegou ontem a Belém, por volta das 18h. Fabricada em Salvador (BA), a peça ficará guardada na Estação dos Carros, ao lado do Centro Social de Nazaré. Ao ser entregue à Diretoria da Festa, hoje, às 17h, os 800 metros de comprimento serão esticados para conferência de metragem e, em seguida, divididos em duas partes iguais, 400 metros para a Trasladação e 400 metros para a Grande Procissão.
A corda foi trazida da capital baiana, de onde saiu na semana passada, e percorreu mais de 2 mil km para chegar a Belém. Durante mais de dez anos, as cordas utilizadas nas procissões da Trasladação e do Círio foram confeccionadas na Paraíba. Mas, devido ao fechamento da fábrica paraibana, desde 2006 a produção é feita na Bahia. A peça é feita de sisal oleada, torcida em três pernas de 48 milímetros, equivalente a duas polegadas, de diâmetro e pesa cerca de 1,2 mil kg.
Nas procissões da Trasladação e do Círio, as cordas vão continuar sendo organizadas com dois núcleos e cinco estações. O primeiro núcleo fica no início da corda e o segundo no final, onde fica a Berlinda. Com o objetivo de dar mais agilidade no percurso das duas procissões e fazer com que a peça chegue atrelada à Berlinda também no Círio deste ano, a Diretoria da Festa de Nazaré alterou o formato, deixando de ser em forma de 'U' para ser linear.
Para a Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré o significado da corda do Círio para os fiéis é inquestionável. 'É um dos maiores ícones do Círio. É difícil imaginar o Círio sem a corda, pois ela é uma expressão da fé e da força do povo, e demonstração de amor a Maria e a seu Filho Jesus', afirma Kleber Vieira, diretor de Procissões da Festa de Nazaré.
Este ano, no 217º Círio de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré estima que mais de 7 mil fiéis, por procissão, puxem a corda na Trasladação e no Círio. 'Ao final das duas procissões, muitos querem levar um pedaço deste ícone para casa. As pessoas que vão puxando a corda, geralmente estão pagando promessa. Ao longo do ano, nos momentos de dificuldades, os fiéis buscam a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré junto a Jesus, e muitos prometem acompanhar descalços puxando a corda', explica Kleber.

Nenhum comentário: