sábado, 15 de agosto de 2009

Sem acordo, fiscais da Sefa vão parar por dois dias

No AMAZÔNIA:

Depois da 5ª rodada de negociações com o governo sem sinalização positiva para as reivindicações, o Sindicato dos Trabalhadores no Fisco Estadual do Pará (Sindtaf) decidiu ontem por uma paralisação de dois dias nas atividades. A decisão foi unânime entre os 150 fiscais presentes à assembléia realizada ontem, no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa). Ficaram pendentes apenas as datas da paralisação, para serem decididas na próxima assembléia, no dia 21.
A decisão foi tomada após a reunião entre o presidente do Sindtaf, Charles Alcântara, e o titular da Sefa, José Julio, mas a mesa de ontem foi considerada pouco produtiva pela direção do Sinditaf. Uma nova rodada será realizada no próximo dia 20, um dia antes da assembléia da entidade, e somente uma reviravolta no diálogo com a Sefa poderá impedir que a paralisação aconteça.
Charles Alcântara afirmou que a decisão poderá mudar se na próxima reunião o governo sinalizar para o atendimento das reivindicações sindicais, cujo ponto mais importante, e que sintetiza a maior parte da pauta, é em torno da negociação salarial. Os fiscais da Sefa reclamam de que o salário deles tem 90% de sua composição de rendimentos variáveis, ou seja, gratificações que não fazem parte do salário base e, portanto, não são incorporados na futura aposentadoria. O salário base atual seria os R$ 465,00 do salário mínimo em vigor. O Sinditaf reivindica que pelo menos 60% dos rendimentos atuais passem a compor o salário base da categoria.
Além disso, a pauta defende que as gratificações incluam incentivos ao desempenho pessoal de cada fiscal. 'É um tipo de incentivo que é bom para a categoria, mas é melhor ainda para a arrecadação estadual. Não queremos apenas melhorias salariais relativas a valores, mas às condições de trabalho de maneira geral, e incentivos por desempenho fazem bem para os trabalhadores e para a economia do Estado', ressaltou Alcântara. O calendário de discussão com a Sefa prevê a realização de três encontros, nos dias 18, 25 e 28 de agosto.

Nenhum comentário: