domingo, 23 de agosto de 2009

Jornalismo ambiental e os desafios da cobertura regional

No AMAZÔNIA:

Diversos profissionais e acadêmicos de comunicação estiveram presentes no seminário 'Jornalismo Ambiental: os desafios da Amazônia'. A Noolhar também marcou presença no evento, com o coordenador de Juventude, Michel Malcher, de 18 anos, que destacou a importância da valorização da região. 'A valorização da Amazônia está cada vez mais sendo discutida nos diversos âmbitos e esse seminário destaca essa participação e estimula os jovens acadêmicos sobre o futuro da nossa região e do nosso país. A Noolhar tem essa preocupação e é por isso que estamos participando e relatando tudo o que está ocorrendo aqui, pois assim estaremos contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia', destacou o coordenador.
A senadora Marina Silva, palestrante do evento, iniciou falando sobre os problemas ambientais e qual a maneira de driblá-los. 'Temos 165 mil quilômetros quadrados de área devastada que estão abandonadas ou semi-abandonadas. Os pesquisadores dizem que se nós utilizarmos essas áreas corretamente, podemos dobrar nossa produção sem destruir nossas florestas', destacou a senadora. 'Boa parte das respostas técnicas para resolver os problemas do aquecimento global e da Amazônia nós já temos, o que nos falta é o compromisso ético de colocar todas as nossas técnicas, todo o nosso conhecimento à disposição das decisões já tomadas. Infelizmente o que tem acontecido é tratar a questão ambiental em oposição ao desenvolvimento, porém meio ambiente não se opõe ao desenvolvimento econômico e social, meio ambiente deve ser integrado como parte de nós', alerta a senadora.
A senadora também falou sobre os muitos desafios do desenvolvimento sustentável na Amazônia. 'Tem tanto a ver com a realidade da nossa Amazônia, mas nós temos que pensar o desenvolvimento não apenas visando ao crescimento; o desenvolvimento sustentável pressupõe várias dimensões: a dimensão econômica, afinal de contas nós precisamos dos meios materiais para poder sobreviver, mas é preciso possibilitar a distribuição da riqueza do Brasil para que as pessoas possam viver com dignidade e que todos possam desenvolver suas potencialidades. Acima de tudo o que nos faz sermos o que somos são os valores culturais das nossas raízes', concluiu Marina Silva.

Nenhum comentário: