domingo, 23 de agosto de 2009

Turismo e natureza aliados

No AMAZÔNIA:

O turismo sustentável gera renda, emprego e não compromete a atividade das gerações futuras. Foi com essa afirmação que a coordenadora da ONG Noolhar iniciou sua fala durante uma mesa-redonda sobre o tema 'Turismo Sustentável na Amazônia'. O evento foi realizado na última quinta-feira, no Teatro Maria Silvia Nunes, na Estação das Docas.
O debate se iniciou com a palestra da professora e coordenadora do Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Goretti Tavares, que destacou a importância do turismo e a necessidade de investimento público. 'O turismo pode configurar-se como um elemento estruturante e essencial da dinâmica territorial. Sem contar que possibilita a perspectiva de desenvolvimento durável', disse a professora. Porém, mesmo podendo ser uma ferramenta de desenvolvimento, ela alerta que nem sempre atrair visitantes pode promover uma mudança positiva socioeconômica do local. Por isso, ela considera que as políticas públicas a serem geradas para atrair investimentos e turistas devem contemplar as singularidades culturais e as complexidades sociais do lugar.
Goretti afirma também que desenvolver através do turismo nem sempre possibilita ações passivas ao meio ambiente. 'Desenvolvimento turístico nem sempre é sinônimo de desenvolvimento sustentável. Qualquer outra atividade gera impacto e o setor turístico não é diferente. A questão do turismo não tem como ficar passiva', alerta a professora. A professora destaca, ainda, que através do turismo milhões de empregos foram gerados no mundo. 'Contribui diretamente para o emprego de 200 milhões de pessoas no mundo', disse.
O presidente da Belemtur, Wady Kayath, alerta que para o sucesso e descentralização do potencial turístico tem que haver investimento nas diferenças de cada região. 'Investir nas diferenças turísticas é o sucesso da economia. Mas esse sucesso só vai ter êxito se tiver união entre os entes governamentais, como os governos estadual, municipal e a sociedade em geral, e usar os nossos recursos a favor do desenvolvimento turístico precisa desta união', disse Kayath.
Também participaram do debate o presidente da Organização Social Pará 2000, Jarbas Feitosa; representante da Paratur, Admilson Alcântara; o presidente da Convention e Visitors Bureau, Orlando Rodrigues, e a representante da ABAV, Tiana Menezes. Além disso, o evento contou com a presença de diversos acadêmicos de turismo e outros cursos ligados à questão ambiental.
Na oportunidade, a Noolhar, por meio da coordenadora Patrícia Gonçalves, presenteou a senadora Marina Silva com uma bolsa feita de garrafas Pet e uma caixinha com a coleção de bichos em extinção, todos feitos de Miriti, apresentando as iniciativas locais em prol do meio ambiente e nosso povo.

Nenhum comentário: