segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jatene passa a ser relevante nos planos de Jader

Não é apenas a governadora Ana Júlia que trabalha com planos alternativos para o próximo ano.
O deputado federal e presidente regional do PMDB, Jader Barbalho, também.
Enquanto Ana Júlia põe o PR nos seus planos de reeleição e pretende vitaminar o PTB para dar sustentação a seus projetos de se reeleger no próximo ano, Jader começa a piscar para dois partidos: o PR – o mesmo que frequenta as pretensões da governadora – e o PDT.
Além desses dois partidos, um nome começa a consolidar-se como importante – senão essencial – para os planos de Jader: Simão Jatene, ex-governador, ex-secretário do extinto Mirad (Ministério da Reforma Agrária e Desenvolvimento), na gestão Nelson Ribeiro, e um político de expressão que sempre teve as melhores relações com Jader, cuja equipe de governo integrou como secretário de Planejamento no primeiro governo do atual deputado, no início da década de 1980.
Jader acompanha atentamente as discussões e, mais do que isso, as disputas escancaradas no PSDB, partido pelo qual o próprio Jatene e o senador Mário Couto pretendem disputar o governo do Estado, no próximo ano.
Uma das possibilidades com que Jader está contando: viabilizar a candidatura de Jatene pelo PR – legenda que está cheia de gente egressa do partido tucano – ou pelo PDT, caso o ex-governador perca a parada para Mário Couto no PSDB.
Aliás, ultimamente têm sido cada vez mais insistentes as especulações de que Jatene poderia deixar o PSDB para se filiar ao PMDB.
Tucanos, inclusive os mais próximos a Jatene, não suportam ouvir isso nem como cogitação.
Convém, todavia, aguardar.
Diante de tanta indefinição no quadro pré-eleitoral, não se descarte nenhuma possibilidade.
Inclusive – e sobretudo – a de boi avuar.
Ou uma boiada inteira.

5 comentários:

JOSE MARIA disse...

Caríssimo,

Uma corrigenda: Jatene não foi deputado federal. Foi secretário geral do MIRAD quando Nelson Ribeiro foi ministro.

Poster disse...

Gratíssimo, amigo.
Está corrigido.
Abs.

Anônimo disse...

Nosso governador Jatene JAMAIS iria se filiar a este partido no mínimo "suspeito de corrupção". Quanto ao apoio deste dito partido, tudo bem, afinal apoio é apoio, mas será como foi da vez passada: nada de cargos muito importantes ao PMDB. Jatene não é Ana Júlia que deu o governo para o Sobrancelhudo. Ah, isso JAMAIS!

Anônimo disse...

Pode ter certeza de uma coisa: se o Jatene resolver avuar do PSDB, a boiada que vai atrás dele vai ser grande... Muuuuuuuito grande!!!

Mauricio Leal disse...

Outro cenário que não acho improvável, e d que essa recomposiçao da base seja volátil, pois ao priorizar alianças com partidos como o PTB e PR, isto n garante fidelidade canina aos anseios da Governadora, pois se a sua popularidade estiver em baixa as vesperas do pleito eleitoral essa turma abandona o Barco e vai pescar votos com Jatene e Barbalho. Lula quer eleger a Dilma a qualquer custo, isto pode implicar inclusive sacrificar uma governadora da esquerda do PT, por sinal a única, desde que o PTB, PP e PR apoiem a Dilma que me garante q ele se importa com o destino da Ana Júlia ? E so uma indagação