No AMAZÔNIA:
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde, elaborada em outubro do ano passado pelo Ministério da Saúde, é voltada para o público masculino. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os números da última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde reforçam que o homem não se cuida e a população da região Norte lidera o ranking de ocorrências de DSTs na população masculina.
O urologista Ricardo Rocha explica quais os principais hábitos que os homens devem adotar para prevenir doenças. De acordo com o médico, ações simples de higiene - como lavar o órgão sexual com água e sabão no banho - já são bastante para prevenir diversas doenças, inclusive o câncer de pênis. 'O câncer de pênis foi uma doença esquecida por muitos anos. Este ano, a Sociedade Brasileira de Urologia lançou uma campanha com o objetivo de alertar a sociedade a respeito dela. Nós somos um dos Estados campeões em incidência de câncer de pênis. Trabalho no Ophyr Loyola e nós chegamos a atender um paciente por semana com esta doença. Muitos dos casos acabam resultando em uma amputação. A maioria dos pacientes vem do interior do Estado, onde o grau de instrução é baixo e há carência de especialistas. Esta doença é relacionada à falta de higiene. Muitos homens têm problema de fimose, que se caracteriza pela obstrução da pele do prepúcio, que impossibilita a realização da limpeza adequada', explica.
Ricardo recomenda aos homens que procurem um médico urologista para realizar o exame preventivo anualmente a partir dos 45 anos. 'Caso o paciente tenha casos de câncer de próstata na família, é recomendado que procure o médico cinco anos antes, aos 40', ressalva. Aos jovens dos 18 aos 45 anos, não existe obrigatoriedade, mas devem procurar o médico caso notem alguma alteração no órgão sexual. Aos homens de todas as idades, vale lembrar que o método mais seguro para evitar o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis como a sífilis e a Aids é o uso de preservativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário