segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O desafio do PP na Sead: a folha de pagamento

O deputado federal Gerson Peres, comandante do PP no Pará, deve consumar nesta segunda-feira um desejo que ele acalenta desde o dia 1º de janeiro de 2007, o primeiro dia do governo Ana Júlia.
Qual é o desejo?
Integrar o governo Ana Júlia, ora pois.
Prevê-se para as 11h de hoje, no Palácio dos Despachos, a posse de Wilson Figueiredo na Secretaria de Administração (Sead).
Figueiredo, com larga experiência no serviço público, é indicado pelo PP de Gerson, que assim ganhou uma secretaria.
E não é uma secretaria qualquer, não.
É a Secretaria de Administração, que toma conta da folha de pagamentos do Estado.
E é justamente aí, no setor da Sead que toma conta da folha de pagamento, que o PP do deputado Gerson Peres realmente poderá provar que manda na Sead.
Ou não.
Sim, porque desde o dia 1º de janeiro de 2007, quando Ana Júlia assumiu o governo, o setor da Sead – seja uma diretoria, seja uma divisão ou que nome tiver – responsável diretamente pela gestão da folha de pagamento tem uma autonomia tamanha que já se transformou em independência.
Na área da Sead que toma conta da folha de pagamento, ninguém, mas absolutamente ninguém tasca.
Ou por outra, só tasca quem viu primeiro.
E quem viu primeiro, desde o primeiro dia do governo Ana Júlia, é gente ligada ao PT que, com uma autonomia que se aproxima da independência, acha-se no direito de nem mesmo se reportar aos superiores, inclusive ao secretário da hora.
Sempre foi assim, até agora.
Mudará com o PP à frente da Sead?
É esperar para ver e crer.
Se o doutor Wilson Figueiredo quiser, realmente, testar sua autoridade de secretário, poderia fazer logo uma experiência.
Poderia chamar gente do PT, responsável pelos procedimentos relativos à folha, e indagar por que motivo ainda usam planilhas por lá, em vez de optarem exclusivamente pelo software específico para gerir a folha.
E mais: o novo secretário, Sua Excelência o doutor Wilson Figueiredo, poderá indagar por que motivo, até agora, não foi feita uma nova licitação para adquirir e implantar um programa de computador específico para gerir a folha.
Sim, porque o prazo para uso do programa atual já expirou há muito tempo e não foi renovado.
A contratação ocorreu ainda durante o governo Jatene, mas foi encerrada no governo Ana Júlia.
E não foi renovada até agora.
Para quem tem mínimas noções de informática, sabe que esses programas, uma vez expirado o prazo de licença para seu uso, passam à condição de piratas e não têm mais a manutenção que deveria ser feita regularmente.
Resultado: os controles internos do próprio programa tornam-se precários, com riscos para os processamentos que são feitos.
E programas que administram procedimentos como a folha de pagamento precisam ser seguros.
A segurança é exigível por um motivo básico: porque esses programas controlam o movimento de milhões de reais que devem, a cada mês, escorrer para as contas dos servidores.
Folha de pagamento da Sead.
Eis o desafio que espera o PP do deputado Gerson Peres.

7 comentários:

Anônimo disse...

para quem entrou na faculdade, no periodo em não se podia passar na calçada, que eramos aprovados no vestibular, não se pode esperar muita coisa.Associado a este item negativo,temos o fato do sr. Wilson Fiqueiredo,so atuar em secretarias sem importancia politica e visibilidade, decorrente do pouco poder de barganha do partido ao qual pertence;ou da falta de renovação no quadro partidário do PP;ou da falta de qualificações especificas para o Sr. Wilson atuar em uma secretaria de 1ª linha.É com este perfil ultrapassado,clientalista,corporativista de servidor publico que o governo do PT, esta se desgastando e , pior, mantendo esses "parasitas"que so vivem sem dar produtividade a sociedade e manter seus interesses perpetuados, não importando se com a renovação e a qualificação profissional do in dicado para os cargos publicos.

Anônimo disse...

Com certeza a independencia do Dep. Gerson Peres não permitirá quaiquer interferências na gestão da profissionalizada da folha de pagamento gerada pela SEAD.
Afinal, o Dr. Wilson Figueiredo tem competência de sobra para "tocar" a Secretaria, lógico, naõ atendendo pedidos espúrios.

Anônimo disse...

Gestão Profissionalizada da Folha de Pagamento! Não me faça rir!Aquilo é uma caixa preta na SEAD! Atualmente, é um lugar restritissimo na SEAD, acreditam que até o proprio Secretário tem que ter permissão para entrar ali!
E mais se uma das 3 pessoas que cuidam do sistema morrerem. Será de dificil substituição, pois este não passam nada a outros servidores

Anônimo disse...

levarão a respectiva "ponta" e ficarão acomodadinhos vendo o ptrabalho dos ptcumpanherus da boquinha.

Anônimo disse...

Espero que o novo secretário resolva as pendências de pagamento geradas a partir do contingenciamento pois, até agora, serviços efetuados através de horas extras, referentes ao mes de abril, que deveriam ter sido pagas no mes subsequente (juntamente com o pagamento do mes de maio) ainda não foram pagas, num claro movimento de calote instituído e oficializado pela SEAD, uma vez que se o servidor trabalhou, tem o direito de receber o o governo a OBRIGAÇÃO DE PAGAR.

Anônimo disse...

Quem vai Assumir a DAF da SEAD? simplemente o André - aquele da licitação dos telefones móveis para o estado que a Tim ganhou. Há processo correndo contra ele por irregularidade nesta licitação e ainda é privilegiado! é assim que o PP quer seriedade, com gente que faz o que quer para se dar bem?

Anônimo disse...

A cada dia que passa a pobre SEAD, vai ficando cada dia pior! Agora o jornal Liberal, fala em tornar a SEAD em uma diretoria da SEGOV! Pode? Nesse governo, tudo pode!

* Fica para o autor do Blog pesquisa sobre a SEAD e ver o quanto os servidores dessa secretária sofrem...