sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tropa federal chega a Belém

No AMAZÔNIA:

Trinta dos 50 policiais da Força Nacional de Segurança (FNS) chegaram ontem à tarde em Belém. O grupo, liderado pelo capitão Mário Augusto Ferreira, desembarcou às 16 horas na Base Aérea de Belém e de lá seguiu para o quartel do comando geral da Polícia Militar, na avenida Almirante Barroso, onde ficarão alojados durante sua estada na cidade. Segundo o capitão Mário Ferreira, o restante da tropa partiu ontem à tarde de Brasília, porém ao contrário dos 30 primeiros que chegaram em Belém no avião da Força Aérea Brasileira, os demais viajam de ônibus e por isso só devem chegar hoje na capital.
A previsão é de que ainda durante o final de semana os homens da FNS já possam ser vistos pelas ruas da cidade, já que de acordo com o chefe da Casa Civil da Governadoria, Cláudio Puty, a Força Nacional de Segurança não atuará em Xinguara, sudeste do Estado, e sim na capital paraense. 'Xinguara? Nem sei o que é isso', espantou-se o capitão Mário Ferreira, nome à frente da missão da FNS no Pará. Sem autorização para dar entrevistas, o capitão Ferreira não pôde fornecer detalhes da missão, o material que trouxeram ou mesmo o tempo de permanência da tropa na cidade.
De acordo com o que foi divulgado pelo chefe da Casa Civil, a tropa da Força Nacional de Segurança - formada por policiais militares de todo o país - permanecerá na capital enquanto homens das polícias Civil e Militar do Pará serão deslocados para a região de Xinguara, onde houve confronto entre seguranças da fazenda Espírito Santo, pertencente à Agropecuária Santa Bárbara, e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no último sábado. Apesar de afirmar, durante entrevista na quarta-feira, que normalmente o fortalecimento da força policial no interior resulta em enfraquecimento da segurança na capital do Estado, 'sempre que precisamos fortalecer o policiamento no sul do Pará temos de retirar efetivo da capital, o que fragiliza a segurança na cidade. Às vezes, dos 500 policiais que atuam em Belém, precisamos retirar 200', declarou. Puty garantiu que dessa vez a segurança da capital paraense não será afetada em virtude da chegada da FNS.

Nenhum comentário: