sexta-feira, 24 de abril de 2009

Senador José Nery (PSOL-PA) sai em defesa dos sem-terra

No AMAZÔNIA:

Em decorrência dos últimos conflitos agrários ocorridos no Sul do Pará, o senador José Nery (Psol) discursou sobre os motivos que levaram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a ocupar fazendas, estradas, ferrovias e prédios públicos no Estado. Em resposta ao pronunciamento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), Nery explicou aos parlamentares, no plenário do Senado Federal, que a ocupação de terras foi uma forma dos trabalhadores rurais serem ouvidos pelas autoridades.
Segundo Nery, a crise econômica fez com que as tomadas de posse se intensificassem no campo brasileiro. Ele explicou que o momento não se restringe apenas no Estado do Pará, mas que é uma realidade em todo o país. 'Os latifúndios do agronegócio já desempregaram 270 mil trabalhadores assalariados, desde novembro de 2008. As 20 maiores agroindústrias desempregaram quase 100 mil operários de suas fábricas', disse.
Entretanto, ele afirma que as empresas continuam recebendo apoio governamental, enquanto trabalhadores rurais ficam em segundo plano. Ele pontuou, em seu discurso, os desfalques financeiros que os trabalhadores sofreram este ano.
Conforme o deputado, ainda por conta crise, as verbas federais destinadas a pequena produção rural e para o assentamento de famílias foram cortadas. Por fim, Nery relembrou o último conflito ocorrido na fazenda do banqueiro Daniel Dantas. Ele discordou do uso de seguranças particulares armados, pertencentes ao fazendeiro, contra os sem-terra. 'É necessário que as fazendas obtidas com os recursos desviados do povo brasileiro, fruto da roubalheira, sejam imediatamente desapropriadas para fins de reforma agrária', concluiu.

6 comentários:

Anônimo disse...

Queria ver como seria a providencia que V. Exa. tomava ao acordar e verificar que os sem terra tinham invadido a sua casa? Só o governo da Ana dos Kits, inclusive com o fornecimento de cestas basicas é que apoiam estes muitas terras! Senador! Não apoie a invasão de terras, estes sem terra são uns autenticos bandidos.
Prof. Macacauba.

Anônimo disse...

O senador Nery tem mantido uma postura bem equilibrada e decente no senado.
Mas, nesse caso especificamente, foi muito romântica e simplista sua visão em afirmar que ocupação de terras é a maneira dos integrantes do mst serem ouvidos pelas autoridades.
Então, para serem ouvidos, tem todo o direito de invadir propriedades (seja lá de quem seja)?
Então, para serem ouvidos, tem todo o direito de empunhar armas de fogo (não digam que não estavam armados pois ninguém é cego), foices e facões e partir para cima de quem quer que se disponha a tentar impedir a invasão?
Então, para serem ouvidos, tem direito a quebrar carros, saquear, abater o gado?
Uma perguntinha, nobre senador: e se os sem-terras resolvessem "acampar" na sua residência, sem prévio aviso e derrubando a porta, como V.Sa. se portaria?
Receberia a "alegre comitiva" com sorriso e afagos?
Senador, não esqueça de que embora a nossa tal terra de direitos seja apenas virtual, vivemos em uma democracia onde existem direitos e deveres a serem respeitados.
Ou não?

Anônimo disse...

É de lamentar a atitude do PSOL..... Não se pode generalizar, mas as imagens traduzem o que esses movimentos fazem com o dinheiro público.

Anônimo disse...

êta argumento imbecil! A casa, no caso do Daniel Dantas, anônimo mal intencionado, não é e nunca foi dele. quem invadiu, quem roubou terras do Estado foram os desonestos que transformaram áreas de aforamento em propriedade particular e depois venderam ao desonesro banqueiro que sabia da mutreta. Esse argumento de "invadir sua casa" é de quem sabe que está defendendo o indefensável. nota 10 para o senador Nery, nota zero para o mal intencionado professor Macacaúba. Como a destemperada e latifundiária senadora Kátia Abreu, que é sustentada pelo Banco Opprtunity, ele defende reintegração de posse para o pior tipo de invasor: o grileiro com muito dinheiro e defende a morte dos camponeses.

Anônimo disse...

Uma coisa interessante a ser destacada: reparando nos termos usados pelos comentaristas, na maioria das vezes poderemos identificar suas "desapaixonadas" simpatias por um determinado lado.
Para os simpáticos ao MST , o "outro lado" só tem pistoleiros, grileiros e exploradores latifundiários.
Para os não-simpatizantes ao MST, o outro lado só tem bandidos.
Ou seja, todos radicais pero no mucho.
Interessante, não?
Equilibrio e isenção, nada.

Anônimo disse...

Ao Anonimo das 12:15 - Se vc tiver uma perlenga juridica será o pessoal dos sem terra que farão justiça? Vá catar piolho em pelo de leão.