quarta-feira, 8 de abril de 2009

Instituto Abraço qualifica mais 70 trabalhadores

O Instituto Abraço, Organização Não Governamental que desenvolve programas e projetos para populações em situação de risco social, com prioridade para a educação e geração de emprego e renda, qualificou 70 trabalhadores por meio dos cursos de panificação, realizado no Centro Comunitário São Paulo, em Icoaraci, e de corte e costura. Em parceria com o Senar, a Ong já prepara o calendário de cursos para o mês de abril. “A idéia é levar a outros bairros toda a experiência e o sucesso obtidos em atividades realizadas, por exemplo, no Polo Cabanagem”, explica a uma das coordenadoras do Abraço, Eneida Almeida. O curso de panificação preparou 40 pessoas.
Cilene Rodrigues, que ao lado do marido já tem uma panificadora artesanal, comemorou sua certificação na atividade. “Aprendi muito e agora me sinto mais segura para aumentar e diversificar a nossa produção”, disse ela, ao pedir que a entidade realize mais cursos de qualificação, contribuindo assim com a geração de renda. “É mais um dinheirinho que entra em casa”, assinala.
A presidente do Centro Comunitário, Maria Doraci de Souza, reconhece a importância do trabalho do Abraço para aquela comunidade, uma vez que a entidade também colabora com um reforço na merenda escolar das 275 crianças da Escola São Sebastião associada ao centro. “Além dos cursos, palestras e outros eventos, também recebemos essa ajuda para complementar a alimentação de nossas crianças”.
Outro curso, coordenado pelo Instituto Abraço, que já qualificou mais 30 mulheres foi o de corte e costura. Além de aprenderem a profissão de costureira para entrar no mercado de trabalho, elas já contribuíram com a produção de uniformes das crianças do Polo Cabanagem, onde o Instituto Abraço atua há três anos.
Em 2008 foram atendidas 60 crianças no contraturno escolar na Cabanagem, com atividades voltadas para consolidação da aprendizagem, atividades esportivas, artísticas e de educação ambiental. As crianças da Cabanagem também tiveram oportunidade de conhecer, por meio de visitas periódicas, o Planetário, a Feira do Livro e a Vila Encantada, visitação incluída na programação de Natal do instituto. O polo conta com a coordenação de uma pedagoga e com o trabalho voluntário de monitores. Neste início do ano, as crianças recebem uniforme completo (2 blusas, 2 bermudas, 2 pares de meias e 1 sapato). O pólo oferta lanche diário, bem como todo o material didático.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Abraço

Nenhum comentário: