segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dia festivo para a Igreja Católica

No AMAZÔNIA:

O domingo foi de louvor para os católicos de todo o mundo. Com ramos de palmeiras nas mãos, eles celebraram a chegada da páscoa durante a missa do Domingo de Ramos, uma celebração especial que abre por excelência a Semana Santa. Em Belém, a programação da Arquidiocese para o perído, começou com a benção dos ramos, em frente à Igreja de Santo Alexandre, de lá partiu uma procissão em direção à Concatedral de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada a Missa de Ramos, pelo ex-arcebispo de Belém dom Orani João Tempesta.
A Concatedral de Nossa Senhora do Carmo ficou completamente tomada pelos fiéis. Sentados sobre os bancos, degraus, batentes ou mesmo em pé, pessoas de várias idades permanceram durante uma hora e trinta minutos atentos às palavras de dom Orani que falou sobre economia, desemprego e fraternidade. Para o atual arcebispo do Rio de Janeiro, a abertura da semana da Páscoa é um momento de reflexão e renovação.
'Ao contemplarmos os sinais de Ramos, devemos pensar no sentido que a Páscoa dá para nossas vidas nessa época. Precisamos atentar que isso não é uma mera repetição de leituras ou de celebração. Embora o rito possa parecer o mesmo, o contexto é completamente diferente. Este ano vivemos a crise econômica, o que deixou muitas famílias preocupadas com o desemprego; também vivemos um período de transição na Arquidiocese e de crise cultural em nossa sociedade que acaba recebendo de forma deturpada os ensinamentos da igreja', declarou dom Orani.
Durante sua homilia, dom Orani afirmou que 'esta sociedade que reclamamos é fruto de nossas escolhas e por isso mesmo podemos mudar o que não está de nosso agrado se mudarmos nossas atitudes. Assim como Cristo nasceu de novo este é o momento de reavivarmos nossa fé. A Páscoa é o momento de retornarmos ao caminho de Deus', disse. Ao final, dom Orani deixou uma mensagem especial aos católicos nesse período. 'Esse é o momento para que os católicos se dediquem e participem intensamente da liturgia', declarou.
Ramos - O Domingo de Ramos é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento e com os ramos nas mãos, o povo o aclamava como 'Rei dos Judeus'. A partir daí, começou a trama para condenar Jesus à morte na cruz.
Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamam-se dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do Seu julgamento, onde foi condenado à morte, pregado numa cruz.

Nenhum comentário: