quarta-feira, 4 de março de 2009

Católicos co aniversário de Santa Paula

No AMAZÔNIA:

Cerca de 800 pessoas participaram ontem à noite da celebração eucarística pelos 200 anos de vida e batismo de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéa da Frassinetti, que reúne cerca de mil integrantes em todo o mundo, sendo 400 no Brasil e 45 na região Norte. A celebração foi realizada na Basílica Santuário de Nazaré, às 19h, por Dom Orani João Tempesta, arcebispo de Belém.
O Ano Jubilar da Santa, que também completa 25 anos de canonização no próximo dia 11, vai envolver outras três celebrações solenes pela Igreja Católica. Depois da missa em homenagem à canonização, a congregação promove a 'Experiência de Deus com a Juventude', que será uma caminhada, com saída às 17h do dia 7 de agosto, do Forte do Presépio, no bairro da Cidade Velha, em Belém. No dia 12 de agosto, as homenagens serão pelos 175 anos de fundação da Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia, que acontecem na Capela do Colégio Santo Antônio.
Missionária da Comunidade Leiga Paula Frassinetti desde 1996, a aposentada Terezinha Kós Miranda, de 75 anos, diz que é devota de Santa Paula desde a juventude. Para ela, a celebração de ontem foi especial não só pelo Ano Jubilar, mas pela importância que a Santa representa para seus devotos. 'Ela é a Santa da juventude. E num mundo tão difícil, onde violência, criminalidade e pobreza são tão evidentes, comemorar e fazer parte de um momento de devoção como esse é muito importante', assinalou a missionária.
'A cultura familliar é um dos principais auxílios para um embasamento religioso de qualidade', acredita o engenheiro Fernando Barros, que assistiu à celebração com a esposa e suas duas filhas, alunas do Colégio Santo Antônio, que com cerca de 700 alunos, pertence à Congregação há 132 anos, quando foi fundado em Belém.
Em seu sermão, Dom Orani falou da importância da vinda das irmãs Dorotéias para o Pará. 'O Ano Jubilar de Santa Paula Frassinetti merece todo o carisma da sociedade, que no Pará, abriu os braços para as irmãs Dorotéias, que em 132 anos realizaram um grande trabalho de evangelização', ressaltou o arcebispo de Belém.
A coordenadora da Província Brasil-Norte da Congregação de Santa Dorotéia da Frassinetti, Ildes Maria Lobo Mendes, enfantizou que para os religiosos e devotos da Santa a fé é o principal ingrediente para festejar o Ano Jubilar. 'Santa Paula é presente em tudo. E sua presença é sentida, através de uma fé profunda. Nossa Congregação entende que a família precisa dar carinho, amor e sempre incentivar a ida de jovens à Igreja', observa a religiosa, se referindo ao fato de Santa Paula Frassinetti ser considerada protetora das famílias e da juventude.

Nenhum comentário: