segunda-feira, 16 de março de 2009

Artistas paraenses terão trabalhos expostos no México


Artistas paraenses que participarão da mostra Equatorial, 19 de março a 19 de abril/2009, na Cidade do México, capital mexicana, apresentam um conjunto de imagens no qual a diversidade revela um confronto com as representações tradicionais do exótico sobre a região amazônica.
No alto, você vê uma foto de Paula Sampaio. Acima, uma de Mariano Klautau. À tarde, o blog, divulgará os outros trabalhos.
Cada fotógrafo oferece ao espectador um fragmento de seus lugares, seja do ambiente espacial e introspectivo do desenho urbano nos trabalhos de Daniel Cruz e Mariano Klautau Filho, ou dos personagens encontrados por Paula Sampaio em suas rotas pelas estradas que cortam a paisagem da região, ou ainda a exuberância e estranhamento de personagens em trânsito de uma certa Belém captada por Orlando Maneschy.
A exposição tem o apoio do Programa de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura. Juntamente com mostra serão realizadas no CEB (Centro de Estudos Brasileiros no México atividades que incluem palestras com Orlando Manceschy, que abordará o tema “Sequestros - Imagem contemporânea no Pará” e Daniel Cruz, que falará sobre o “Central Hotel - um ensaio sobre a identidade urbana”.
Daniel Cruz é formado em Artes Visuais pela Unama e fotógrafo iniciado em 2002 pela Oficina Photomorfosis da Fotoativa.
Mariano Klautau Filho, fotógrafo e pesquisador, é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, professor de fotografia da Unama e Coordenador do projeto "Fotografia Contemporânea Paraense - Panorama 80/90.
Orlando Maneschy, artista visual e curador independente, é formado em Comunicação pela Universidade Federal do Pará, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo e Professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA.
Paula Sampaio, fotojornalista desde 1987, desenvolve projetos sobre colonização e migrações na Amazônia a partir de comunidades que vivem às margens das estradas na região, como a Transamazônica e Belém-Brasília. Seus projetos e ensaios receberam bolsas de pesquisa e prêmios da Mother Jones Internacional Fund for Documentary Photography/EUA -1997, Bolsa de pesquisa Fundação Vitae/SP-2004, Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia/SP-2006, Bolsa Ipiranga de Artes Visuais /PA-2007, Funarte-Bolsa de Pesquisa e criação/RJ-2008.

Nenhum comentário: