A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei 1.689, de 2007, de autoria do deputado Lira Maia, que cria a Escola Agrotécnica Federal do Baixo Amazonas, no Estado do Pará com sede no Município de Óbidos.
Em seu voto, o relator, deputado Felipe Pereira ressaltou a importância do projeto na relação existente entre o desenvolvimento socioeconômico e a solidez do ensino profissionalizante correlato, o que ressalta a importância do oferecimento de uma educação tecnológica de qualidade em todo o território nacional.
O relator lembrou ainda que o Estado do Pará apesar de apresentar um alto potencial de crescimento e uma demanda diferenciada por profissionais especializados para o seu desenvolvimento sustentado, é um dos menos assistidos pela União quanto à oferta de vagas do sistema federal de ensino.
O relator ressaltou a importância da matéria e a importância de tal iniciativa: "é meritória a proposta do Deputado Lira Maia no sentido de ampliar a oferta de educação tecnológica profissionalizante de qualidade à população paraense, atenuando uma injustiça histórica perpetrada contra essa importante unidade federativa do País, em especial com a população do Baixo Amazonas", concluiu.
Para o deputado Lira Maia, a economia da região do Baixo Amazonas é baseada no extrativismo mineral e de madeira, agricultura, pecuária, pesca e um crescente potencial para o turismo. "É imprescindível oferecer à população local condições de uma maior participação na vida produtiva do Estado e do País, mediante a formação de pessoal técnico especializado nessas atividades. O potencial humano assim gerado propiciará à região um desenvolvimento auto-sustentável, ecologicamente adaptado às suas necessidades e a melhoria das condições de vida de todos os seus habitantes", concluiu o parlamentar.
Fonte: Assessoria Parlamentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário