segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Círio louva Nossa Senhora da Conceição

No AMAZÔNIA:

O dia de ontem foi marcado pela fé e por homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Cerca de mil pessoas que moram em Outeiro, na Ilha de Caratateua, e em lugarejos vizinhos, participaram da procissão do Círio da padroeira local, distante 25 quilômetros de Belém. Depois de aproximadamente duas horas e dez quilômetros de caminhada pelas principais ruas de Outeiro, a procissão que saiu quase às 9 horas da capela de São Francisco de Assis, no bairro da Brasília, chegou à igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Durante a procissão as orações foram coordenadas pelo arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta. Foi o 55º Círio de Nossa Senhora da Conceição, que este ano teve como tema 'Com Maria, Mãe Missionária Defendemos a vida e Paz'. A imagem de Nossa Senhora, vestida com um manto azul celeste bordado com detalhes em dourado e azul marinho, foi levada em uma berlinda decorada com flores coloridas, transportada em um canoa.
Como protetora da vida, Nossa Senhora da Conceição foi saudada por centenas de famílias da ilha de Outeiro durante todo o trajeto. Elas montaram na porta de suas casas pequenos altares enfeitados com réplicas da imagem da padroeira e balões.
Fogos, cânticos e palmas também saudaram a passagem da padroeira. A dona-de-casa Maria José Gomes, de 62 anos, rodeada por quatro netos. Bastante emocionada, a idosa participou do Círio para agradecer por um deles, João Paulo, de 10 anos, que no sábado foi atropelado por um motociclista, ficou bastante machucado, mas não corre risco de morte. 'Viemos agradecer pela proteção dela', declarou. Por todo o trajeto ocorreram várias homenagens de famílias e moradores que se uniram para decorar as ruas de Outeiro. Para o arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, que acolheu com bençãos as crianças, jovens e adultos durante toda a procissão , 'o Círio de Nossa Senhora da Conceição significa tomar consciência para que a vida acenda em todas as dimensões, mas que todas as manifestações nos ajudem a construir um mundo de identidade cristã e para que as pessoas possam cuidar e caminhar por uma vida de paz e pela alegria em seguir Jesus Cristo', declarou.
Dom Orani também lembrou que o Círio de Nossa Senhora da Conceição representa o nascimento, a vida e Maria Imaculada, que merece todas pensamentos e preces. O Círio encerrou com uma celebração de dom Orani. As festividades em homenagem à Nossa Senhora da Conceição iniciaram no sábado (6) e prosseguem até o dia 14, com um arraial em torno da Igreja da santa, com programação sócio-cultural e este ano com a realização da I Feira de Exposição de Produtos Artesanais de Caratateua, até o dia 15 de dezembro, no espaço em frente à igreja. A feira é promovida pela Associação dos Artesãos da Ilha de Caratatateua (Asaic) e pela paróquia.

Nenhum comentário: