domingo, 7 de dezembro de 2008

Corrida à UFPA começa hoje

No AMAZÔNIA:

Começa hoje o Processo Seletivo Seriado 2009 da Universidade Federal do Pará. Nesta 1ª fase da disputa estão inscritos 57.663 candidatos, mas disputando mesmo as vagas só estão 46.614 candidatos, que são os alunos que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio. O concurso é coordenado pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). Este ano, a Universidade aumentou em 337 o número de vagas ofertadas no vestibular, que passou de 5.025 para 5.362 vagas.
A prova será realizada a partir das 8 horas da manhã na capital e em 23 municípios do interior do Estado. Os estudantes participam da última edição da prova com conteúdos referentes apenas ao primeiro ano do ensino médio. Isto porque a UFPA pretende descontinuar o Processo Seletivo Seriado (PSS) até 2010 e retomar o modelo com prova única, de múltipla escolha, a partir de 2011.
São 55 questões, cada uma com cinco opções de resposta, com cinco horas de duração, em nove disciplinas: língua portuguesa, literatura, história, geografia, física, química, língua estrangeira, sociologia e filosofia. Para ter acesso ao local de prova, os candidatos devem ter em mãos o cartão de inscrição e um documento original de identificação.
Este ano, se inscreveram ao vestibular da UFPA 7.000 candidatos menos que no ano passado. Mas, o número de vagas oferecidas aumentou em 337. Todas as inscrições, incluindo as 15.000 feitas por alunos do interior do Estado, foram realizadas via internet, disse o diretor do Ceps da UFPA, Luiz Acácio Centeno. 'Isso é um dado extremamente positivo, sobretudo para o interior, porque indica que nós já estamos aptos a utilizar a internet como ferramenta de ensino para todo o Estado.'
Entre as novidades do vestibular deste ano estão a prova da 3ª fase, que será realizada no dia primeiro de fevereiro e será composta somente de questões de múltipla escolha e uma redação. 'A redação ainda é a etapa que mais demanda tempo de correção. Portanto essa mudança no tipo de prova na terceira etapa não deve mexer no nosso calendário', garante Centeno.
A segunda alteração no PSS 2009 está na divulgação da lista dos candidatos aptos a fazerem a terceira prova do concurso. Este ano, a universidade vai adotar dois critérios de corte e anunciar duas listagens após a prova da segunda fase. No primeiro serão eliminados os candidatos que acertarem menos de 40% das questões da prova (12 das 54 questões) ou zerarem quatro ou mais disciplinas. O segundo corte se refere às pontuações. Serão habilitados à terceira fase os candidatos com pontuações mais altas até que se obtenha o número de candidatos referentes à proporção de três estudantes para cada vaga.
Luiz Centeno acrescenta que corte será aplicado separadamente para os estudantes que se inscreveram pelo Sistema de Cotas (que garante metade das vagas aos estudantes de escolas públicas). Significa que o critério da pontuação mais alta deve, ainda, atentar ao número de vagas disponíveis para cotistas e não-cotistas.
Após a divulgação do segundo listão, os candidatos cotistas deverão fazer a comprovação com documentos de que estudaram o ensino médio em escola pública. Este ano, 2.681 vagas serão disputadas pelos 24.559 candidatos que optaram por concorrer no Sistema de Cotas. Dessas, 1.072 vagas (40%) serão disputadas pelos candidatos que se declararam pretos ou pardos quando da inscrição.

Nenhum comentário: