segunda-feira, 19 de maio de 2008

“Xingu Vivo para Sempre” terá debates e protestos

Prioridade do PAC, Belo Monte será alvo de debates e protestos em Altamira, desta segunda até a próxima sexta-feira.
Estima-se que cerca de mil indígenas, ribeirinhos e integrantes de movimentos sociais e organizações ambientalistas nacionais e internacionais estarão na cidade para participar da reunião que discutirá para discutir os projetos de aproveitamento energético do rio Xingu.
O foco central da mobilização é a hidrelétrica de Belo Monte, uma das obras prioritárias do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e, segundo os ambientalistas, um componente importante do pacote de discordâncias entre o Ministério do Meio Ambiente e a cúpula desenvolvimentista do governo.
Segundo os organizadores do encontro “Xingu Vivo para Sempre”, que terá atividades de debate, ações na esfera jurídica e mobilizações de protesto, o objetivo do evento é criar um movimento unificado na bacia do Xingu para discutir as grandes ameaças à região, como o desmatamento, envenenamento dos rios, grandes projetos econômicos, deslocamento das populações tradicionais e indígenas, entre outros. Ale disso, pretende-se debater o potencial da região para o desenvolvimento sustentado - florestas preservadas, diversidade cultural dos povos da bacia etc.
A abertura está marcada para as 18h desta segunda-feira, com uma exposição do bispo do Xingu, dom Erwin Krautler, que vai apresentar os objetivos do evento. Em seguida, haverá a apresentação dos grupos indígenas presentes e a cerimônia de convocação de líderes espirituais indígenas.

Com informações da Assessoria de Imprensa do evento

Nenhum comentário: