terça-feira, 13 de maio de 2008

Procissão em louva a N. S. de Fátima reúne 200 mil fiéis

Mais de 200 mil fiéis participaram na noite de ontem da mais tradicional programação em homenagem à Nossa Senhora de Fátima. A procissão luminosa, já realizada há mais de 15 anos e que já é considerada a mais bela da Arquidiocese de Belém, percorreu ontem ruas e avenidas do bairro de São Brás, que foi transformado num tapete iluminado. No ano passado, a romaria reuniu mais de 70 mil devotos, que se deslocam de diversos pontos da cidade para homenagear a Santa. Após 12 dias de festa, a paróquia de Nossa Senhora de Fátima promove a Procissão das Velas, considerada o ponto alto da festividade em homenagem à padroeira, iniciada no dia 1º de maio.
A romaria percorreu pontos dos bairros do Marco e Umarizal e Fátima, como as ruas Antônio Barreto, Alcindo Cacela, Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, Boaventura da Silva e Duque de Caxias, de onde retornou à igreja cerca de duas horas depois.
Sessenta e cinco agentes da Ctbel estiveram orientando o trânsito durante a Procissão da Velas. Mais dez fiscais de ônibus trabalharam informando a população sobre o percurso do transporte coletivo.
O tema da festividade deste ano é 'Maria, ajuda-nos a defender a vida'. Desde o início do mês, a programação da festividade inclui arraial, apresentações musicais e novenas. A homenagem também marca o 91º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.
Segundo o padre Antônio Oliveira, da Paróquia de Fátima, a procissão é realizada desde 2005 nesta data para coincidir com a romaria em Portugal. Ainda segundo o pároco, a procissão em homenagem à Nossa Senhora de Fátima já é considerada a terceira maior de Belém, só perdendo para a Trasladação e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. ‘’A festividade cresce a cada ano. Antes estava restrita ao bairro do Marco e Fátima. Hoje, com mais de três quilômetros de percurso, atinge toda a população de Belém, que não mede esforços para prestar homenagens à padroeira’’, explica o padre Antônio Oliveira.

Mais aqui.

Nenhum comentário: