segunda-feira, 5 de maio de 2008

Naufrágio mata 15 pessoas no Amazonas

Na FOLHA DE S.PAULO:

Uma embarcação de madeira com cerca de 80 pessoas naufragou na madrugada de ontem no rio Solimões, próximo à comunidade de Bela Vista, em Manacapuru (84 km a oeste de Manaus), causando ao menos 15 mortes. O acidente aconteceu às 5h45 (no horário local), após o barco enfrentar um remoinho, movimento em círculo causado pelo cruzamento de ondas ou ventos, também chamado de "rebojo".
Até a conclusão desta edição, 15 corpos haviam sido resgatados pelas equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros do Amazonas. Outras 15 pessoas estariam desaparecidas.
Cerca de 115 homens da Marinha e dos bombeiros trabalhavam no resgate, com apoio de lanchas e navios. A profundidade de cem metros, as águas barrentas e a correnteza do Solimões dificultavam as buscas.
Sobreviventes disseram que o barco Comandante Sales tombou para o lado esquerdo, ficando com a lateral totalmente submersa. A maior parte dos passageiros era de adolescentes de comunidades católicas. Eles participaram da festa do Divino Espírito Santo na comunidade Lago do Pesqueiro. O retorno a Manacapuru seria feito em 1 h de barco. Após a metade da viagem, houve o acidente.
A Marinha não pôde precisar o número exato de passageiros porque a embarcação estava em situação irregular na Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental. Não havia lista de passageiros. O proprietário da embarcação, Francisco Alves Sales, que é um dos prováveis desaparecidos no naufrágio, foi autuado no dia 19 de janeiro por não possuir a documentação exigida e estar navegando sem tripulação habilitada. O barco, com capacidade para 50 passageiros, chegou a ser apreendido, mas o proprietário ficou como fiel depositário.
Em nota, a Marinha informou que Sales não apresentou documentação para regularização do barco. Nesse caso é impossível precisar a capacidade de carga e de passageiros.
Sobreviventes do naufrágio que compareceram ontem à Delegacia da Polícia Civil de Manacapuru relataram que a embarcação, de 20 m e dois andares, partiu da comunidade Lago do Pesqueiro depois das 5h (6h em Brasília), onde aconteceu a festa católica do Divino Espírito Santo. O tempo estava nublado, mas sem chuvas. Muitos jovens estavam no barco.

Mais aqui.

Nenhum comentário: