quinta-feira, 22 de maio de 2008

Igreja celebra Corpus Christi

No AMAZÔNIA:

Milhares de fiés católicos de Belém participam, hoje, da programação do Santíssimo Sacramento, a chamada Festa de Corpus Christi. Procissões como a do Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada) ganham as ruas em vários bairros da capital paraense. Na Cidade Velha, o arcebispo de Belém dom Orani Tempesta preside a procissão oficial, a partir das das 8 horas, mas a maior romaria acontece no bairro de Canudos, no mesmo horário, quando os fiéis vão fazer adoração ao Santíssimo Sacramento e expressar a devoção à Santa Rita de Cássia.
A procissão oficial da Arquidiocese de Belém acontece depois da missa das 8 horas, que será realizada na igreja do Carmo. Logo depois da missa, a exemplo do que vai acontecer na maioria das paróquias, os fiéis vão às ruas do bairro conduzindo a hóstia consagrada no hostensório. Noutras paróquias, os párocos decidiram se limitar a dar bênção especial durante a própria celebração, como é o caso da Paróquia da Santíssima Trindade.
No bairro de Canudos, no entanto, deverá acontecer a maior de todas as procissões deste feriado religioso devido a coincidência de datas de Corpus Christi (Corpo de Deus), festa onde os católicos prestam especial e pública adoração à hóstia consagrada, e Santa Rita de Cássia, que todo ano é festejada com a Missa e Procissão das Rosas. De acordo com o frei João Antônio, pároco da Paróquia de São José de Queluz, a procissão deste ano deve reunir algo em torno de 10 mil fiéis pelas ruas de Canudos. Motivos não faltam: hoje a paróquia celebra a Festa de Corpus Christ, o Dia de Santa Rita e os 50 anos da presença da congregação dos agostinianos recoletos na paróquia.
A procissão em Canudos começa logo depois da missa das 7 horas. Três carros ornamentados vão conduzir o hostensório com a hóstia consagrada, a imagem de Santa Rita e a imagem de Nossa Senhora da Consolação, padroeira da Congregação Agostiniana. O frei, no entanto, enfatiza: a adoração à hóstia consagrada é o destaque, o principal foco da procissão. 'Amanhã (hoje) vamos celebrar a Festa de Corpus Christi. O corpo de Deus, dentro da custódia, deve ser o principal foco das nossas atenções', ensina. Na ordem processional, o primeiro carro vai conduzir o hostensório; o segundo, a imagem de Santa Rita e, o terceiro, a imagem de Nossa Senhora da Consolação, ambas centenárias, de incalculável valor histórico.
Um trio elétrico emprestado pela Prefeitura de Nova Timboteua vai conduzir agentes do Ministério de Música da paróquia, responsáveis pela animação da procissão. Cantos, orações, exortações e reflexões vão marcar a caminhada, que sairá da frente da igreja, localizada na Cipriano Santos, percorrendo a travessa Teófilo Conduru, a rua Silva Rosado, a travessa 2ª de Queluz, a avenida Ceará, a travessa 1ª de Queluz, retornando, por fim, ao local de partida.
Detalhe importante na procissão será o mar de rosas vermelhas que se forma quando os fiéis, levantam o principal ícone de adoração a Santa Rita. A imagem é das mais belas. A procissão de hoje, lembra frei Antônio, encerra a festividade da Santa, que começou dia 9, com uma Vigília e Oração.

Mais aqui.

Nenhum comentário: