sábado, 3 de maio de 2008

Com todo o respeito, mas Odair pode exonerar todo mundo

Com todo o respeito, com o máximo respeito que nos merece Sua Excelência o governador do Estado em exercício, Odair Corrêa, não tem o menor cabimento sua justificativa, exposta na edição deste sábado do Diário do Pará, de que não exonerou do cargo a secretária de Administração, Maria Aparecida Cavalcante, porque “essa atribuição é da governadora Ana Júlia Carepa”.
Céus!
Odair é o governador. Ele tem poderes para exonerar todo o secretariado, além dos que exercem cargos de confiança no segundo, terceiro e décimo escalões. Seus poderes são plenos. Odair só não pode exonerar uma pessoa: a governadora Ana Júlia Carepa. Quanto ao resto, poderá fazê-lo dentro da mais plena legalidade, no momento em que quiser.
Quando Hélio Gueiros Jr. era vice-governador, aproveitou uma das viagens do então governador Almir Gabriel – com quem estava desavindo - e, no exercício do cargo, exonerou vários assessores. Na volta, Almir readmitiu todo mundo. Pronto. Cada um usou de suas faculdades, de seus poderes pleno no momento certo que entenderam mais propício.
O que o governador em exercício Odair Corrêa pode alegar é que, por motivações políticas, para não criar procelas desnecessárias, pretende deixar que a própria governadora Ana Júlia, no seu retorno do exterior, avalie ela própria a conveniência de manter ou afastar a secretária Maria Aparecida do cargo.
Isso sim, também é legítimo. Mas dizer que exonerar a secretária “a atribuição é da governadora”, isso não.
Com todo o respeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com todo o respeito, o que o Odair também não pode é ser obrigado a se responsabilizar por sacramentar uma decisão que não foi tomada por ele.

Poster disse...

Anônimo,
E com todo o respeito, então que o governador dissesse mais ou menos assim: "Tenho poderes, sim, para exonerar e admitir quem eu quiser enquanto estiver no pleno exercício do cargo de governador. Mas, neste caso, desejo deixar que a própria governadora adote a decisão que lhe for conveniente".
Pronto. Assim, achamos, ficaria melhor. Mas dizer que a "atribuição de exonerar é da governadora", isso não.
Com todo o respeito.
Abs.

Anônimo disse...

Blog 5ª Emenda, publicado em 29/04/2008
Representação da PM
O representante do Comando Geral da PM na sessão especial da Assembléia Legislativa que discutiu medidas para conter a gravíssima situação da segurança no estado, coronel Henrique Coelho, responde processo por improbidade quando comandava a PM de Marabá.
Teve seu sigilo bancário arrombado pela Justiça e admitiu, no inquérito, que havia maracutaias no comando marabense. Dentre elas, o desvio de soldados para fazer segurança privada em fazendas no sul do estado, comprovadas com filmagens pelo MPE de Marabá.
O blog tem cópia do processo, e da liminar da juíza Maria Aldecy Pissolati.
Quando o processo apertou, foi exonerado da Casa Militar com poucos meses de governo.
Ainda assim, na ausência injustificável do comandante geral, foi representar a corporação no poder Legislativo.
Vamos chamar essa representação de escárnio.

Postado por Juvencio de Arruda às 08:50 3 comentários Links para esta postagem


A FIGURA DO COMANDANTE GERAL
Somos idiotas ou o CEL LUIS subestima nossa inteligência?
Quem ja viu nesses quase uma ano e meio de governo o CEL LUIZ defender o Governo? Não há uma única vez!
Quando é pra criticar a Segurança, ele, que é apoiado pelos tucanalhas e pelo Liberal, simplemente sai de cena e tudo é jogado nos ombros da Governadora. verdade ou mentira?
Ele só aparece nos noticiários quando a notícia lhe é favorável ou como vítima. verdade ou mentira?
Ele tem negociado diretamente com os deputados, especialmente os tucanalhas e os demos, as nomeações de comandantes de unidades e regionais. Exemplo: o CEL WALCI, tucano doente, ta comandando o CPR de Castanhal, terra de Almir e Jatene, e com grande densidade eleitoral, coincidencia?
Foi à toa que ele levou o corrupto CEL COELHO pra representar a PM, já que poderia ter mandando o seu Subcomandante, porque será?
Que compromisso tão importante ele teria pra não permanecer, ele fez um discurso de bom moço e foi embora, numa audiência pública de interesse de toda a sociedade paraense, se o próprio Secretário de Segurança estava lá?
Que imagem do Governo ele quiz deixar quando mandou o corrupto CEL COELHO representar a PM?
Tem alguem do governo que possa responder coerentemente essas perguntas?
Em tempo: Cuidado Governadora, como na época do CEL VIEIRA e Santino, oficiais honesto já estão preferindo ficar sem DAS do que trabalhar no Comando Geral, especialmente na Diretoria de Apoio Logístico. Por que será? o que viram esses oficiais? mande fazer uma auditagem e verá o que eles viram. E nem será preciso ter os "Olhos de Tandera".