sábado, 15 de março de 2008

Quase 4 mil deixaram de votar na eleição da OAB

Números mais detalhados fornecidos ao Espaço Aberto pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), Angela Sales, revelam que, dos quase 6 mil eleitores aptos a votar no pleito direto de 7 de março passado, que escolheu a lista sêxtupla de aspirantes à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), quase 4 mil ficaram ausentes das urnas.
Em Belém, segundo a OAB, os votantes aptos eram 5.003, mas compareceram apenas 1.637 advogados. Nos 15 municípios do interior onde funcionaram seções eleitorais, poderiam votar 999 advogados, mas só 384 exerceram esse direito. No total, dos 6.002 eleitores apenas – na soma de Belém e do interior -, foram às urnas 2.021 eleitores, cerca de 35% do total de advogados aptos ao voto.
O cotejo entre a votação total do pleito, os sufrágios apenas em Belém e aqueles apenas do interior do Estado mostra algumas curiosidades.
Leonam Gondim da Cruz Júnior, que ficou em sexto lugar na lista sêxtupla, com 696 votos, no interior alcançou a terceira colocação no interior, com 217 sufrágios. Performance ainda melhor fora de Belém teve o candidato Paulo Sérgio Weyl Albuquerque, que foi o penúltimo colocado na lista sêxtupla, com 719 votos, mas o primeiro no interior do Estado, com 257 votos. Por sua vez, o candidato Rubens Leão foi o segundo mais votado (225) no interior do Estado, mas não alcançou votação suficiente para figurar na lista sêxtupla, porque sua votação em Belém foi fraca – apenas 302 votos.
Ana Maria Barata, a quarta na lista sêxtupla, foi a segunda mais votada em Belém (652), mas teve fraca votação no interior (apenas 109). De seu lado, Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva, primeiro colocado entre os seis nomes remetidos à apreciação do TJE, foi o sexto colocado (163 votos) no interior do Estado.
Jean Carlos chegou a ser o quinto mais votado em Belém, com 481 votos, mas ficou em décimo lugar na votação do interior, onde só teve a preferência de 88 leitores. Essa fraca votação fora da capital deixou Jean Carlos fora da lista sêxtupla. Edílson Dantas, o segundo na lista sêxtupla (835), ficou na terceira colocação entre os votantes de Belém (630) e figurou na quarta colocação no interior do Estado, onde só recebeu 205 votos.
O foco das atenções dos candidatos agora se deslocam para o TJE, que no dia 26 de março próximo vai definir a lista tríplica que será remetida posteriormente à homologação da governadora Ana Júlia Carepa.
Confira abaixo abaixo a votação dos que seis que integram a lista remetida ao TJE, dos seis mais votados em Belém e dos seis mais votados no interior do Estado:

LISTA SÊXTUPLA
Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva - 869 votos
Edilson Baptista de Oliveira Dantas - 835 votos
Paulo de Tarso Dias Klautau Filho - 784 votos
Ana Maria Barata - 761 votos
Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa - 719 votos
Leonam Gondim da Cruz - 696 votos

OS SEIS MAIS VOTADOS EM BELÉM
Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva - 706 votos
Ana Maria Barata - 652 votos
Edilson Baptista de Oliveira Dantas - 630 votos
Paulo de Tarso Dias Klautau Filho - 615 votos
Jean Carlos Dias - 481 votos
Leonam Gondim da Cruz - 479 votos

OS SEIS MAIS VOTADOS NO INTERIOR
Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa - 257 votos
Rubens Leão – 225 votos
Leonam Gondim da Cruz - 217 votos
Edilson Baptista de Oliveira Dantas - 205 votos
Paulo de Tarso Dias Klautau Filho - 184 votos
Haroldo Guilherme Pinheiro da Silva - 163 votos

Nenhum comentário: