quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Tucano pede hoje instalação de CPI do Desmatamento

O deputado Cezar Colares (PSDB) protocola hoje requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a realidade dos números sobre o desmatamento no Pará, alvo recente de discordâncias entre os dados divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente e entidades ambientalistas. O cultivo da soja, o avanço da pecuária e a exploração da madeira e do minério são considerados os vilões da devastação na região. Todas são atividades de peso na economia paraense, com destaque para madeira e minério, que lideram o ranking de exportação do Estado.
A CPI, segundo o requerimento que Colares vai protocolar, será composta por sete membros e funcionará durante um período de 90 dias, prorrogáveis por mais 30. Para que a Comissão seja formada, será necessária a adesão de um quinto dos membros da Assembléia Legislativa.Colares ressalta que sua iniciativa de propor a CPI do Desmatamento “não representa um descrédito aos números apresentados ou desconfiança a quem quer que seja. É, sim, certamente, um instrumento a mais a permitir que se apurem os fatos”.
Acrescenta Colares que a Comissão será uma oportunidade de ampliar a discussão na Assembléia, que deve e pode ser um fórum importante para o debate e a adoção de medidas balizadas sob a ótica do desenvolver sem devastar” .

Nenhum comentário: