quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Governo pede CPI que inclui anos FHC

Na FOLHA DE S.PAULO:

Ao considerar inevitável uma CPI dos Cartões Corporativos, o governo mudou sua estratégia e decidiu se antecipar à oposição: propôs uma comissão apenas no Senado para investigar gastos de cartões e despesas eventuais de presidentes e ministros nos últimos dez anos, o que incluiria o segundo mandato de FHC. O pedido foi protocolado ontem à noite na Mesa Diretora do Senado.
A manobra, que teve o aval de Lula, foi desencadeada ontem na abertura dos trabalhos do Congresso. Assim que a sessão começou, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), começou a circular pelo plenário em busca das 27 assinaturas necessárias. Conseguiu 35, inclusive da oposição.
Surpreendida, a oposição criticou a manobra. "O PSDB não compactuará com nenhuma farsa, com nenhuma tentativa de setores governistas de, pretensamente antecipando-se às oposições, propor CPI para transformar em "pizza" uma investigação sobre o escândalo dos cartões corporativos", disse o PSDB, em nota.
Enquanto os tucanos defendem uma comissão mista -Câmara e Senado- para investigar o uso de cartões desde 2001, o governo propôs uma restrita aos senadores, englobando não só os cartões mas também os gastos dos chamados fundos de suprimentos ou conta B, que bancam pagamentos de despesas eventuais livres de licitação.

Mais aqui.

Nenhum comentário: